A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis – sistema meteorológico comum durante a pré-estação chuvosa no Ceará – foi responsável pelo registro de precipitações em 85 municípios do Estado entre a manhã de anteontem, 6, e a manhã de ontem. A chuva foi mais intensa em Icó (com 130mm), Tauá (105mm) e Crateús, Arneiroz e Quiterianópolis (as três cidades com registro de 95mm). Na Capital, o índice foi de 19,7mm.

As precipitações dos dois últimos dias têm enchido de esperança o cearense, principalmente aquele que vive nas zonas rurais e que estão sendo castigados por uma seca prolongada e cruel que já dura mais de quatro anos. Todos torcem, ainda, para que as chuvas sirvam para recarregar a carga dos açudes espalhados pelo Estado, muitos já em estado absoluto de colapso.
Em Tauá, município localizado a cerca de 340 quilômetros de Fortaleza, a chuva fez sangrar pequenas barragens e reabastecendo açudes de diversas localidades. Segundo informações, choveu principalmente na região dos distritos de Trici, Santa Teresa, Carrapateira e Marrecas. José Luciano de Sousa, agricultor da cidade de Parambu, não escondeu a alegria. “Deus não dorme. A situação do sertanejo vai melhorar. Nós estávamos precisando muito dessa chuva. Se Deus quiser, vai chover mais, para ficar todos os açudes e riachos cheios”, disse emocionado.

Previsão

De acordo com a Funceme, apesar de trazer alívio para o calor excessivo deste verão, as precipitações não têm relação com a qualidade da quadra chuvosa, entre fevereiro e maio, já que nesse período o sistema que atua é a Zona de Convergência Intertropical. A previsão climática para a quadra chuvosa de 2016 somente será divulgada pela Funceme no dia 20 de janeiro.
Os meteorologistas preveem que, hoje, permaneçam as condições favoráveis para as precipitações. Dessa forma, a previsão é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões do Estado.

Quem pretende ir à praia neste fim de semana, é bom se programar, pois o clima pode não favorecer o lazer. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão para hoje é de nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do estado ao longo do dia. Já amanhã, durante o dia, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões cearenses.

El Niño

Os fenômenos El Niño são alterações significativas de curta duração (15 a 18 meses) na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, com profundos efeitos no clima. Estes eventos modificam um sistema de flutuação das temperaturas daquele oceano chamado Oscilação Sul e, por essa razão, são referidos muitas vezes como OSEN (Oscilação Sul-El Niño). Seu papel no aquecimento e global é uma área de intensa pesquisa, ainda sem um consenso. Na Região Nordeste, o fenômeno provoca diminuição das chuvas.

fonte: http://www.oestadoce.com.br/ceara/alivio-imediato-chuva-cai-em-45-municipios-do-ceara

Previous post Chuvas renovam as esperanças
Next post Chuvas ainda não bateram a média

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *