A capital cearense registrou o maior volume de chuva deste ano. Entre a madrugada de quarta-feira (20) e a manhã de ontem, o posto pluviométrico do Pici registrou 95 milímetros de precipitação. A última maior precipitação em Fortaleza aconteceu no dia 4 de janeiro do ano passado, quando o posto da Água Fria registrou 132 milímetros.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a chuva se deu pela atuação de um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), que está próximo à região Nordeste. Porém, a Funceme salienta que as precipitações de janeiro ainda não fazem parte da quadra chuvosa, já que o principal sistema é o da zona de convergência intertropical (ZCIT) que deve atuar entre os meses de fevereiro e maio.
Ceará
Ao todo, choveu em 146 dos 184 municípios do Ceará. A maior precipitação foi registrada em Crateús, com 166 milímetros; seguida do município de Amontada, com 155 mm e Trairi, com o registro de 150 milímetros. Na Região Metropolitana de Fortaleza, o município que mais choveu foi o de Maranguape, que registrou 87.8 mm, seguido do município de Eusébio, com 50 mm.
Transtornos
As chuvas também causaram diversos danos e transtornos na cidade logo ao amanhecer de ontem. Diversas ruas e avenidas da capital ficaram alagadas. Entre os principais pontos estão Varjota, Jangurussu, Parquelândia, Aerolândia, São João do Tauape, Lagamar, Praia de Iracema, dentre outros bairros.
No cruzamento das ruas Ildefonso Albano com Deputado Moreira da Rocha, na Aldeota, um veículo ficou preso em uma cratera que se abriu no asfalto. Uma árvore caiu na Avenida Heráclito Graça, próximo à Rua Ildefonso Albano; e outra no cruzamento das ruas Barão de Aracati com Pereira Filgueiras, bloqueando a passagem dos carros.
Segundo a Defesa Civil de Fortaleza, 82 ocorrências foram registradas por causa das chuvas de ontem. Dentre elas, 33 alagamentos, nove desabamentos, 28 riscos de desabamentos e outros 12 riscos de inundação. A maioria das ocorrências foi registrada na Regional 6.
fonte:http://www.oestadoce.com.br/geral/fortaleza-registra-maior-chuva-do-ano