MONITORAMENTO PISF

A Secretaria dos Recursos Hídricos e suas vinculadas Cogerh e Funceme desenvolveram um mapa digital que realiza, em tempo real, o monitoramento das águas do Projeto de Integração do São Francisco em seu percurso até o açude Castanhão. O monitoramento ajuda a otimizar os processos de decisões e tomar conhecimento das perdas.

Segundo o secretário dos Recursos Hídricos Francisco Teixeira o monitoramento de águas por tecnologia é uma ação que o sistema hídricos do Ceará está cada vez mais adepto. “A gestão hídrica do nosso Estado vem trabalhando com tecnologia em várias ações e o resultado é casa vez mais positivo. Através do mapa digital nós conseguimos saber o quanto de água sai e o quanto de água chega em cada medidor instalado, assim descobrimos as perdas e  conseguimos ter tempo para consertar caso algum problema aconteça”.

Ao longo do percurso das águas, que vai do KM 53 do Cinturão das Águas – CAC até o açude Castanhão, passando pelo Riacho Seco, Rio Salgado e Rio Jaguaribe, estão instalados 14 seções de medição de vazão, que ajudam no monitoramento da vazão e do percurso. “As seções estão instalados em pontos estratégicos, como por exemplo em passagens molhadas e embaixo de pontes, pois são locais de mais instabilidade, onde a água consegue ficar mais “plana”, ajudando na mais exatidão da informação. Além dos nossos medidores, existem mais alguns que foram instalados pela ANA – Agência Nacional de Água, que também ajuda nesse monitoramento”, explica Teixeira.

As seções de monitoramento estão instaladas em: CAC 1, CAC 2, Coité, Missão Velha, Sítio Lapinha, Ingazeiras, Sítio Santa Cruz, Aurora, Lavras da Mangabeira, Juazeiro, Icó, Cruzeirinho, Mapuá e Jaguaribe. Pelo monitoramento, nesta quarta-feira (3/3), as águas já haviam percorrido um total de 133,3km em leito de rio e 53,4 km em canal.

O monitoramento, realizado através da plataforma Google, pode ser feito por mapas, satélite ou relevo e conta com informações gerais da transferência de água, como seções, trechos percorridos, trechos a percorrer, eixos de transferência, reservatórios e divisas.

Serviço

Monitoramento das águas do PISF no caminho do Castanhão:

Link: https://goo.gl/maps/Q7ryqbiGoerXeT2VA

Fonte: Secretaria de Recursos Hídricos

Previous post Após três dias seguidas de chuvas em mais de 100 municípios cearenses, chove em 46 municípios, nesta quinta (04)
Next post Pelo quinto dia seguido chove em todas as macrorregiões do estados do Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *