Na manhã da última quinta-feira a Comissão Gestora do São José II se reuniu de forma remota na Plataforma Microsoft Teams, para discutir a situação hídrica da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú e do Açude São José II, localizado em Piquet Carneiro.
O Coordenador do Núcleo Técnico de Operações, Luís César Pimentel, explanou sobre a situação atual da Sub-Bacia do Banabuiú, atualmente a Sub-Bacia encontra-se com 9,33% de sua capacidade total, equivalente a 250.753.812 m³, estando pouco mais de 149 milhões de m³ apenas no Açude Banabuiú.
O Açude São José II, encontra-se com 84,90%, equivalente a 17.828.000 m³, os dados apresentados foram atualizados na última quarta-feira (7). Em relação ao início do ano, o açude apresentou um aporte de 13,94% da sua capacidade total, sendo equivalente a 2.928.005 m³, atualmente o açude encontra-se “fora de criticidade” na simulação de classificação do nível de criticidade, a simulação leva em consideração o aporte nulo.
No estudo do comparativo entre julho de 2021 e julho de 2020, o açude encontra-se com um acúmulo inferior ao do ano anterior, em julho de 2020 o Açude São José II encontrava-se com 100% de sua capacidade, sendo equivalente a 21 milhões de m³. Em relação ao “resultado esperado” e “resultado realizado” com a aplicação dos parâmetros de operação do açude até 31 de janeiro de 2021, apresentou-se um saldo positivo de 1.750.000 m³.
Já no fim da reunião, a Coordenadora do Núcleo de Gestão, Dayana Magalhães, ressaltou a importância da Comissão Gestora dentro da Gestão Participativa, que além de apoiar a gestão do reservatório ao lado da COGERH, o representante tem o papel de comunicar e informar qualquer problema presente no reservatório, além de informar os assuntos discutidos nas reuniões ordinárias da comissão para a sua comunidade.