WhatsApp Image 2021-07-21 at 16.40.06

 

Na última quinta-feira a Comissão Gestora do Sistema Hídrico Umari se reuniu de forma remota na Plataforma Microsoft Teams para a realização da sua 10ª Reunião Ordinária, durante a reunião foi discutida a atual situação hídrica da Sub-Bacia do Rio Banabuiú, e do Açude Umari, localizado no município de Madalena, como também sobre as ações de preservação da Bacia Hidráulica do Açude Umari.

 

O Coordenador do Núcleo Técnico de Operações, Luís César Pimentel, explanou sobre a situação atual da Sub-Bacia do Banabuiú, atualmente a Sub-Bacia encontra-se com 9,17% de sua capacidade total, equivalente a 246.546.812861 m³, estando pouco mais de 147 milhões de m³ apenas no Açude Banabuiú.

 

O Açude Umari, encontra-se com 9,10% da sua capacidade total, equivalente a 2.729.915 m³, os dados apresentados foram atualizados na última quarta-feira (20). Em relação ao início do ano, o açude apresentou uma diminuição de 7,43% da sua capacidade total, sendo equivalente a 1.613.349 m³, atualmente o açude encontra-se em “estado crítico” na simulação de classificação do nível de criticidade, a simulação leva em consideração o aporte nulo durante o segundo semestre do ano de 2021 e início de 2022.

 

Até o dia 31 de janeiro de 2022, o açude continuará operando com uma vazão média de 17 (l/s) para os seus múltiplos usos, sendo o principal o abastecimento humano do município.

 

Ações de preservação da Bacia Hidráulica do Açude Umari

 

Após a apresentação da situação hídrica do Açude Umari, os membros da Comissão Gestora puderam apresentar ideias que pudessem ajudar na preservação do açude, no que diz respeito a quantidade e qualidade da água, uma vez que o Açude se encontra com menos de 10% da sua capacidade total, a qualidade da água cai consideravelmente, e no fim da reunião foram encaminhadas *cinco (5) ações para serem realizadas.*

 

A primeira consiste em realizar uma campanha de sensibilização direcionada aos pescadores do município, uma vez que a pesca pode influenciar diretamente na degradação dos recursos hídricos, sendo ela executada de maneira incorreta.

A segunda consiste na realização de campanhas publicitárias por meios das redes sociais, para o uso racional da água do reservatório, a ação será realizada em parceria com Comitê do Rio Banabuiú.

 

As outras ações serão articulações, solicitando aos órgãos competentes, fiscalição no entorno do Açude Umari, tanto para coibir atividades de lazer dentro do Açude, até que se estabeleça uma situação agradável, como também no que diz respeito ao lixo que é jogado no entorno do açude.

Previous post Grupo de Trabalho do Eixo de Capacitação se reúne para sua 3ª reunião
Next post Edital São José Jovem investirá R$ 4,5 milhões em projetos de 300 jovens cearenses da zona rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *