Na quinta-feira (13), foi realizada a Reunião de Alocação negociada de água do sistema hídrico Fogareiro, na Gerência Regional da Cogerh da Sub-Bacia do Banabuiú.

O encontro foi conduzido pela Cogerh, por meio da Gerência Regional da sub-bacia do Banabuiú, junto à Comissão Gestora do Açude Fogareiro.
O Gerente Regional, Luís César, apresentou os dados pluviométricos no estado do Ceará, dando ênfase à citada sub-bacia. Ratificou os dados técnicos do açude Fogareiro, histórico operacional, demandas da bacia hidráulica e do leito perenizado. Informou os parâmetros aprovados pelo Comitê do Banabuiú (mínimo de 10 l/s e máxima de 260 l/s).

Após as discussões foi aprovado por votação a vazão média de 180 l/s para operação do açude Fogareiro, onde o atual volume é de 7,62m³, atingindo assim 96,56% de sua capacidade, será para o período de 01 de julho/23 a 31 de janeiro de 2024. A aprovação dessa vazão será dividida em 5 l/s para o SAAE Vila Fogareiro, 5 l/s para usos difusos e 170 l/s em perenização (Rio Quixeramobim)
A reunião foi realizada com a sociedade de Senador Pompeu, Milhã e Quixeramobim e foi coordenada pela Coordenadora do núcleo de gestão participativa da Cogerh, Dayana Magalhães, destacando a gestão compartilhada, em um trabalho de co-gestão, entre estado e sociedade, as atribuições do comitê da sub-bacia hidrográfica do Rio banabuiú e o processo de alocação negociada de água.