Comissão Gestora do Sistema Hídrico Fogareiro aprova alocação negociada do Sistema Hídrico Fogareiro

Na quinta-feira (13), foi realizada a Reunião de Alocação negociada de água do sistema hídrico Fogareiro, na Gerência Regional da Cogerh da Sub-Bacia do Banabuiú.

O encontro foi conduzido pela Cogerh, por meio da Gerência Regional da sub-bacia do Banabuiú, junto à Comissão Gestora do Açude Fogareiro.
O Gerente Regional, Luís César, apresentou os dados pluviométricos no estado do Ceará, dando ênfase à citada sub-bacia. Ratificou os dados técnicos do açude Fogareiro, histórico operacional, demandas da bacia hidráulica e do leito perenizado. Informou os parâmetros aprovados pelo Comitê do Banabuiú (mínimo de 10 l/s e máxima de 260 l/s).


Após as discussões foi aprovado por votação a vazão média de 180 l/s para operação do açude Fogareiro, onde o atual volume é de 7,62m³, atingindo assim 96,56% de sua capacidade, será para o período de 01 de julho/23 a 31 de janeiro de 2024. A aprovação dessa vazão será dividida em 5 l/s para o SAAE Vila Fogareiro, 5 l/s para usos difusos e 170 l/s em perenização (Rio Quixeramobim)
A reunião foi realizada com a sociedade de Senador Pompeu, Milhã e Quixeramobim e foi coordenada pela Coordenadora do núcleo de gestão participativa da Cogerh, Dayana Magalhães, destacando a gestão compartilhada, em um trabalho de co-gestão, entre estado e sociedade, as atribuições do comitê da sub-bacia hidrográfica do Rio banabuiú e o processo de alocação negociada de água.

Previous post Comissão Gestora aprova alocação negociada do sistema hídrico Patu
Next post COGERH realiza coleta de dados da batimetria do Açude Banabuiú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *