Nesta segunda-feira (23), o Açude Valentim teve sua operação de alocação de água definida para o restante de 2023, na Escola Jonas Gonzaga de Souza, na Vila de Berilândia-Quixeramobim.
Após a solicitação da sociedade à Cogerh, o processo iniciou-se com a mobilização social, em todos os atores sociais das cidades de Quixeramobim e Milhã, atores envolvidos no reservatório.
O Gerente Regional da Cogerh da sub-bacia do Banabuiú, Luís César Pimentel, apresentou os dados operacionais do reservatório, informando as visitas e trabalhos realizados. Apesar de não ser um Açude monitorado, a Companhia entrou como facilitadora do processo juntamente com os comitês de bacias com o intuito de subsidiar as decisões.

Após as discussões, foi aprovada por consenso a vazão média de 100 L/s para o atendimento dos múltiplos usos, entre o período de 24/10/2023 até o dia 31/12/2023, através de ondas, com tendo como ponto de referência Barra do Valentim.
A operação será acompanhada por uma Comissão de usuários, formada pelo Vereador de Quixeramobim, Gleidson Araújo; a Vice-prefeita de Milhã, Tatiana Machado; Vereador do município de Milhã, Eriberto Lima; Neurilandia, Líder Comunitária de Ipueiras; e os usuários Jardiel e Auzenir.
A reunião contou com a participação do vice-presidente do Comitê do Rio Banabuiú, Francisco Pinheiro, e de representatividades dos municípios de Quixeramobim e Milhã.