Nesta quarta-feira (9), foi definida a liberação de água do Açude São José II. O encontro, na Secretaria de Agricultura de Piquet Carneiro, teve como objetivo aprovar, por meio do processo de Alocação Negociada, a vazão média para operação do reservatório até janeiro de 2026, além da entrega de Comendas do Comitê do Banabuiú em prol da parceria pela Gestão dos Recursos Hídricos.
Dayana Magalhães, Coordenadora de Gestão da regional da Cogerh do Banabuiú, destacou a importância do processo de gestão participativa e alocação negociada, ressaltando o papel do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú e da Comissão Gestora do Açude São José II na construção de decisões coletivas, racionais e sustentáveis.

O Coordenador de operações da regional, Luis César Pimentel, apresentou os dados técnicos que subsidiaram a tomada de decisão, como a Situação Hídrica da Bacia do Banabuiú, a Evolução Volumétrica do Açude São José II, além dos Cenários de Demanda e de Operação.
O reservatório está atualmente com 5,2 milhões de m³, equivalente a 39,4% de sua capacidade total.
Após ampla discussão, foi aprovada por consenso a vazão média de 85 litros por segundo (l/s) para operação do Sistema Hídrico São José II com a seguinte distribuição:
- Bacia Hidráulica (CAGECE) – 20 l/s
- Múltiplos usos – 5 l/s
- Perenização do Riacho São Gonçalo – 60 l/s
Em seguida, o presidente do Comitê do Banabuiú, Ronilson Rodrigues, e o Secretário Alexandre Martins, entregaram Comendas à Prefeita de Piquet Carneiro, Neyla Vitoriano, e ao Presidente da Câmara Municipal, Edicarlos Vitoriano, em agradecimento pela gestão compartilhada das águas.

Ambos fizerem seus agradecimentos pautados no compromisso com a gestão participativa dos recursos hídricos e a busca por soluções para garantir o uso sustentável da água no município e região.
