A Câmara Técnica de Acompanhamento do Plano de Gestão Proativa de Seca teve sua 1º reunião realizada nesta segunda-feira (19) para discutir sobre o Plano  do Hidrossistema Patu. 

A reunião foi conduzida pelos técnicos da COGERH e contou com a apresentação do documento pela professora Daniele Costa, da UVA. 

A mesma ressaltou que o plano possui abordagem operacional, focado na dimensão hídrica, com ações estruturantes e de curto prazo, destacando o pioneirismo da região hidrográfica do Banabuiú na construção de um plano em escala de hidrossistema, que foi elaborado de forma participativa contando com apoio de atores sociais relacionados às águas e aos conflitos no hidrossistema. 

Sobre o Plano

O Plano de Gestão Proativo de Seca do Hidrossistema Patu foi aprovado no dia 07 de dezembro de 2022, durante a 76ª Reunião Ordinária do Comitê do Banabuiú, no município de Quixeramobim. 

A construção deste documento faz parte do Programa Cientista Chefe, que se trata de uma parceria entre a Universidade e o Estado, a fim de fazer com que as pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico possam se aproximar das políticas públicas. 

Ao longo da elaboração do documento ocorreram diversas reuniões, desde a criação dos Grupo Focal até a apresentação e validação do plano. 

No que diz respeito à estrutura que compõe o plano, este é dividido em capítulos, a saber, Caracterização Geral do Hidrossistema; Aspectos Normativos e Institucionais; Percepções e Impactos Relativos à Seca; Conflitos Sociais e de Vulnerabilidade Relativos à Seca; Respostas aos Impactos/Problemas Provocados pela Seca. 

Após a sua aprovação, foi formada uma Câmara Técnica para o acompanhamento efetivo das ações do Plano. A Câmara ficou formada através da resolução 03/23. Composta pelo seguintes membros do Comitê: Alexandre Martins (Prefeitura de Senador Pompeu), Rosângela Sá (Sindicato), Cristiano Paes (EMATERCE), Francisco Carlos (SAAE Banabuiú), Gilson Fernandes (Libra Ligas do Brasil S/A), Márcio Cruz (SISAR), Sérgio Girão (Convidado), Audísio Girão (DNOCS) e Daniele Rabelo (Unicatólica). Também ficou acordado que a atual Câmara  que acompanhou a elaboração do Plano permanecerá acompanhando as etapas de implementação do PRH do Banabuiú.

Sobre a Câmara Técnica

A Câmara Técnica do Plano primeiramente se apropriará do documento, a partir de sua leitura, e criará um planejamento. Além disso, acompanhará a execução do plano, a implementação das ações e promoverá debates sobre temas relacionados.  Estavam presentes os membros:

-Alexandre Martins, da Prefeitura de Senador Pompeu

-Cristiano Paes, da EMATERCE

-Danielle Rabelo, da Unicatólica

-Francisco Carlos, do SAAE de Banabuiú

-Gilson Fernandes, da Libra

-Audisio Girão, do DNOCS.

Além dos membros, estiveram presentes técnicos da FUNCEME, Daniel Cid e Rafaela Alves, a professora da UVA, Daniele Costa, e também técnicos da COGERH, Michelly Setúbal e Lara Rabelo. 

Previous post Comissão Gestora do Sistema Hídrico Cedro dialoga com IPHAN e com DNOCS
Next post Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas reconhece contribuições relevantes à gestão dos recursos hídricos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *