Nesta terça-feira (21), a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da sua regional da Sub-Bacia do Banabuiú, avaliou a operação 2024.2 do açude Valentim, na localidade de Berilândia, município de Quixeramobim. A reunião contou com a participação de representantes de diversas instituições dos municípios de Milhã e Quixeramobim, além de agricultores da região.
A operação do reservatório iniciou no dia 12 de novembro/2024 e teve seu encerramento no dia 23 de dezembro/2024.
Durante a reunião, Pedro Hugo Pereira, analista de Gestão de Recursos Hídricos da Cogerh, apresentou os dados técnicos e as ações realizadas ao longo de toda a operação, incluindo o monitoramento do reservatório. Ele informou que, ao final da operação, o açude estava com volume de 1,77 milhões de m³, o que corresponde a 19,20% da capacidade total.
Embora o açude Valentim não esteja na rede de monitoramento da Cogerh, a Companhia segue prestando apoio técnico, dada a sua grande importância para a população da região.
O Comitê do Banabuiú foi representado pelo presidente Ronilson Rodrigues, Francisco José (Kim), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixeramobim, Cristiano da Silva, da Ematerce, e Wilton Magno, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Milhã.

Essa reunião representa mais um passo importante no processo de gestão e monitoramento dos recursos hídricos na região, com foco na transparência e no fortalecimento da participação das comunidades locais na gestão dos recursos naturais.