Os 12 Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará estão presentes no evento que proporciona grande troca de experiência entre os estados do Brasil

Visando fortalecer os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Brasil está acontecendo o Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (XVIII ENCOB), de 3 a 8 de julho, em Salvador. O ENCOB, que acontece anualmente, proporciona tomada de decisões políticas, deliberação de moções, encaminhamentos para conquistas dos colegiados e do sistema hídrico, para que a lei seja cumprida e melhorada.
A Delegação dos CBHs do Ceará está participando de forma atuante e assídua, com 25 representantes dos 12 Comitês do Ceará e um da Diretoria do Fórum Cearense dos Comitês de Bacias (FCCBH). No dia 6 de julho, o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio Farias, esteve como debatedor na mesa de diálogo sobre Saneamento e Recursos Hídricos – Avanços e Desafios. Na oportunidade abordou sobre o modelo de gestão de recursos hídricos do Ceará, reconhecido a nível estadual, nacional e internacional pela eficiência no gerenciamento das águas, especialmente, em situações de escassez hídrica, devido às baixas quadras chuvosas.

Outras temáticas faladas pelo presidente da Companhia foram a convivência com a seca; ações para garantir o abastecimento municipal – por exemplo, Adutoras de Montagem Rápida (AMR), poços, Aquífero Litorâneo, projeto da Usina de Dessalinização no Pecém; ações de gerenciamento de recursos hídricos e ações estruturantes (Cinturão de Águas do Ceará e transposição do rio São Francisco).
Na mesa também estavam: o coordenador geral do Fórum Nacional, Luis Carlos; o coordenador de comunicação do Instituto Trata Brasil, Rubens Filho; secretário de saneamento da Confederação Nacional dos Urbanitários, Pedro Romildo; e superintendente de Planejamento Rio de Janeiro, Luiz Firmino.

O coordenador geral do FCCBH, Alcides Duarte, afirma: “O evento é um momento para troca de experiências, proporcionado nosso crescimento, ampliação dos horizontes e qualidade das discussões quanto à situação hídrica de cada estado. Isto permite que os participantes possam retornar para seus Comitês e contribuir para avançarem ainda mais.

Do Ceará também estavam presentes, no XVIII ENCOB, o gerente regional da Cogerh/Crato, Alberto Medeiros, e a orientadora da Célula de Articulação com o Usuário da SRH, Márcia Caldas, que por sua vez afirma que o evento é uma oportunidade de se capacitar como técnica de órgão gestor e como representante nos Comitês do Ceará.

Previous post Comitê destaca alternativas
Next post Chuvas regulares são possibilidade para o Ceará em 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *