Cogerh e usuários de água do Sistema Hídrico Cipoada analisam saldo positivo da operação 2022.2

Usuários de água do Sistema Hídrico Cipoada, junto à Cogerh, se reuniram nesta quarta-feira (15) para a Avaliação da Operação de Alocação do 2º semestre de 2022 das águas do Açude Cipoada, na localidade de nome homônimo, município de Morada Nova.

O Coordenador do Núcleo Operacional da Gerência Regional da Cogerh de Quixeramobim, Pedro Hugo Pereira, informou o cenário de demanda aprovado na Reunião de Alocação, em agosto de 2022, com vazão média de 60 litros por segundos (l/s), sendo 5 l/s para captações da bacia hidráulica e 55 l/s para perenização do Riacho Santa Rosa através de ondas para otimizar a dinâmica.

Em novembro, foi observado um aporte significativo no reservatório devido às chuvas na região, resultando em um saldo positivo ao final da operação (31 de janeiro), com volume de 0,89 milhões de m³ a mais que o simulado na alocação.

Atualmente, o reservatório está com 4,1 milhões de m³, que corresponde a 4,8% da capacidade total, considerado nível muito crítico.

A Cogerh esteve representada pelo Gerente Regional, Luis César Pimentel, o Coordenador do Núcleo Operacional, Pedro Hugo, a técnica Michelly de Oliveira e o Agente de Guarda e Inspeção, Geú Alves Pereira.

Previous post Cogerh e Comissão Gestora do Sistema Hídrico São José II analisam saldo positivo da operação 2022.2 do reservatório
Next post Comitês avaliam operação de alocação das águas do Vale do Jaguaribe e Banabuiú e definem vazões para 2023.1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *