WhatsApp Image 2021-03-09 at 10.18.40

No início da manhã de ontem (09), membros da Gerência de Quixeramobim e da Comissão Gestora do Açude São José II, se reuniram de forma remota na Plataforma Microsoft Teams, para discutir a Operação Emergencial 2021.1 que foi aprovada em plenária na 69ª Reunião Ordinária do CSBH – RB, como também para apresentar aos demais membros da CG, a situação atual dos açudes da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú, em específico os Açudes Banabuiú e São José II.

A coordenadora do Núcleo de Gestão, Dayana Magalhães, iniciou a reunião relembrando as pautas tratadas na 69ª Reunião Ordinária do CSBH – RB, como também relembrou sobre a demanda de liberação disponibilizada para pequenos produtores que estão próximos ao Reservatório, ação realizada devido ao saldo positivo da Alocação Emergencial 2020.2.

Luís César, coordenador do Núcleo Técnico, iniciou apresentando os dados da situação atual dos açudes da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú, e relatou sobre o acúmulo atual do Açude Banabuiú, que depois da realização dos estudos de Batimetria, apresentou cerca de 50.000.000 m³ abaixo do registrado pelo DNOCS. Em seguida, explanou dados do Açude São José II, e apresentou uma tabela de classificação do nível de criticidade dos açudes da Bacia, no qual o Açude São José II, encontra-se fora de criticidade, levando em consideração o atual acúmulo do açude e o possível aporte nulo durante a quadra chuvosa de 2021, simulação que leva consideração os usos prioritários, como o abastecimento humano e dessedentação animal.

Sobre o cenário de operação emergencial 2021.1, foi aprovada a vazão média de 55 (l/s) entre os dias 22 de fevereiro e 30 de junho, totalizando uma liberação de 2.330.000 m³, referente a pouco mais de 11% da capacidade do açude.

Por último, foi agendada para esta semana uma visita do Núcleo Técnico, para avaliar o leito do Riacho São Gonçalo, para dar início a liberação de acordo com as necessidades e demandas aprovadas.

Previous post Avanço das águas do São Francisco muda cenário do sertão cearense
Next post Condições atuais indicam cenário apenas para chuvas mais isoladas até a próxima sexta-feira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *