Nesta terça-feira (21), a Comissão Gestora do Sistema Hídrico Pedras Brancas realizou sua 15ª reunião, na Escola Ernesto de Sousa Nobre, na comunidade de Jurema Nova, em Banabuiú. O encontro teve como objetivo discutir temas relacionados à operação do sistema hídrico, reforçando o compromisso com a transparência e a participação social na gestão das águas.

Estiveram presentes membros da Comissão Gestora, representantes do município de Banabuiú, usuários, membros da sociedade civil e representantes do poder público. A reunião foi coordenada por Michelly Setúbal, (Técnica do Núcleo de Gestão Participativa da regional da Cogerh), e por Isabel Giovanna, (Analista em Gestão de Recursos Hídricos da Cogerh), que destacaram a importância da gestão participativa para o uso sustentável dos recursos hídricos da região.

Durante a reunião, Isabel apresentou os dados operacionais do Sistema Hídrico Pedras Brancas, informando que o açude se encontra atualmente com 97,22 milhões de m³, o que corresponde a 21,32% de sua capacidade total. Isabel também destacou o andamento da operação no reservatório, enfatizando o monitoramento contínuo e o diálogo com os usuários para o uso racional da água que abastece o município de Quixadá e pereniza o rio Sitiá.

O espaço também foi oportuno para o diálogo entre os participantes, que puderam compartilhar informações, esclarecer dúvidas e propor ações voltadas à melhoria da gestão hídrica local. A troca de experiências contribuiu para fortalecer a articulação entre os diferentes segmentos envolvidos e promover uma gestão mais eficiente e colaborativa dos recursos hídricos na região.

Previous post Plano de Gestão Proativa de Secas – Hidrossistema Pedras Brancas – 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *