Os membros da Comissão Gestora do Açude Patu, localizado no município de Senador Pompeu, realizaram na terça-feira (7), de forma virtual, sua 6ª Reunião Ordinária.
Na ocasião, o coordenador do Núcleo de Operações da Gerência Regional da Cogerh de Quixeramobim, Pedro Hugo Pereira, informou aos membros presentes sobre a situação hídrica da Sub-bacia Hidrográfica do Banabuiú e, em especial, as condições em que se encontra o Açude Patu.

Também foi discutido sobre a Operação Emergencial 2023.1 do Açude Patu para o atendimento da demanda de abastecimento do município de Milhã, em virtude do esvaziamento dos Açudes Jatobá e Monte Sombrio, que atenderão a demanda municipal somente até meados de Abril de 2023.
Para o atendimento da necessidade do SAAE de Milhã e SISAR Jenipapeiro, a vazão aprovada pela Comissão foi de 180 litros por segundo (l/s), com 130 l/s que serão somados aos 45 l/s da captação da CAGECE de Senador Pompeu e os 5 l/s para usos difusos.
A coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa, Dayana Magalhães, deixou claro para os membros que a liberação ocorreria condicionada à necessidade do município, caso não haja aportes até Abril nos açudes que abastecem Milhã atualmente.
Atualmente, o Patu está com volume de 35,7 milhões de m³, correspondendo a 54,9% da sua capacidade máxima. As simulações indicam que ao final da operação o açude se encontrará com 49,8%.