A Comissão Gestora do Sistema Hídrico Cedro foi renovada para o mandato 2023-2027 nesta quarta-feira (3), em Quixadá. Na ocasião, o Gerente Regional da Cogerh de Quixeramobim, Luis Cesar Pimentel, explanou a Caracterização da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú, além dos Aspectos Técnicos e Operacionais do Sistema Hídrico Cedro.

Em seguida, a Coordenadora do Núcleo Participativa da Regional, Dayana Magalhães, falou sobre a gestão compartilhada dos recursos Hídricos, dando ênfase aos colegiados, com destaque as Comissões Gestoras (CG’S) e ao processo de eleição.

O Comitê da Sub-Bacia hidrográfica do Rio Banabuiú, na sua deliberação 02/2008, determina no “Art. 2º – As Comissões gestoras no CSBH-RB terão a seguinte formação: I – 50% usuários de água; II – 25% representantes da sociedade civil organizada; III – 25% representantes do poder público;” e que será mantida, quando possível, a paridade na composição entre usuários representantes de montante e jusante do manancial a que pertence esta CG.

A Comissão Gestora foi formada com representantes do município de Quixadá, onde o Açude Cedro está localizado, sendo eleitos os seguintes membros:

PODER PÚBLICO

Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS; Autarquia Municipal do Meio Ambiente – AMMA ; Superintendência da Região do Sertão Central;

SOCIEDADE CIVIL

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE; Associação Comunitária Lúcia de Fátima; Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Quixadá e do setor

USUÁRIOS DE ÁGUA

Sistema Integrado de Saneamento Rural – SISAR; CAGECE; Associação Comunitária dos Moradores de São João dos Pompeus; Colônia de Pescadores e Pescadoras de Quixadá (Z-65); Associação Comunitária dos Agricultores de Oiticica-Custódio; Associação Comunitária de Ipueiras.

A posse da nova composição será realizada na 8° Reunião da Comissão Gestora do Cedro, em que será feita a escolha do secretário e da explanação do regimento interno.

Previous post Novo Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Banabuiú é aprovado pelo Comitê
Next post Comitê e Comissões Gestoras recebem capacitações sobre Preservação ambiental e Geotecnologias aplicadas aos recursos hídricos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *