Na tarde da última quarta-feira a Comissão Gestora do Sistema Hídrico Cedro voltou a se reunir para a realização da sua Reunião Ordinária, na ocasião os novos representantes das instituições-membro puderam conhecer os colaboradores da COGERH que estarão lado a lado nas reuniões, como também receberam atualizações a respeito da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú e Açude Cedro.
O Coordenador do Núcleo Técnico de Operações, Luís César Pimentel, apresentou sobre a situação hídrica da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú, como também informações a respeito do monitoramento qualitativo dos recursos hídricos realizado pela COGERH, na Sub-Bacia do Banabuiú, os dados de monitoramento são realizados no Laboratório Regional da CAGECE, localizado em Quixadá.
Situação Hídrica
Com dados atualizados na última quarta-feira (31), a Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú apresenta um acúmulo de 231.050.000 m³, equivalente a 8,60% de sua capacidade total. Já o Açude Cedro, apresenta um acúmulo de 170.000 m³, atuando somente para o abastecimento de irrigação.
Ainda na ocasião, Samuel Pimenta, representante da SEMA no Comitê do Banabuiú, pode passar informações a respeito do Programa Agente Jovem Ambiental, o programa tem como objetivo a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e protagonismo juvenil. Para o município de Quixadá, estão foram ofertadas quase 100 vagas para jovens com idades entre 15 e 29 anos.