Na tarde da última quinta-feira (19), a Comissão Gestora do Sistema Hídrico Umari se reuniu de forma remota na Plataforma Microsoft Teams, para a realização da sua 11ª Reunião Ordinária, na ocasião os membros puderam discutir sobre as condições de uso e ocupação da área de entorno do açude Umari.
No início da reunião, os membros da Comissão Gestora puderam realizar um momento de lembrança e homenagem para os ex-membro Flávio Morais Cota, ex-representante da Associação Comunitária do Salgadinho, localizada no município de Madalena, que faleceu no último dia 12.
O Coordenador do Núcleo Técnico de Operações, Luís César Pimentel, apresentou dados de monitoramento da Sub-Bacia do Banabuiú e do Açude Umari, atualmente e Sub-Bacia se encontra com 8,75% de sua capacidade total, totalizando um volume armazenado de 235.307.539 m³, estando 142.322.827 m³ somente do Açude Banabuiú. O Açude Umari, por sua vez, tem armazenado 2.395.200 m³, equivalente a 7,98% de sua capacidade total, o estado trófico atual da água do reservatório, encontra-se em Hipereutrófica, devido ao nível baixo do açude, o Umari continuará operando com vazão de 17 (l/s) até 31 de janeiro de 2022.
Foram realizadas campanhas nas redes sociais do Comitê do Rio Banabuiú para a preservação do reservatório, como também vistorias de irregularidades no entorno do Açude. As campanhas são medidas tomadas para a preservação e durabilidade dos recursos hídricos restantes do município.
Vistorias realizadas pela equipe da COGERH