Comitê do Banabuiú discute Infraestrutura Hídrica e Novas Estratégias de Gestão

O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú realizou, nesta quinta-feira (17), a 83ª Reunião Ordinária, em formato híbrido, reunindo seus membros para discutir importantes ações na Gestão dos Recursos Hídricos, no município de Morada Nova.

ProComitê

A abertura do encontro foi conduzida por Márcia Caldas, coordenadora da Célula de Articulação com o Usuário da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), que apresentou o recurso disponível pelo ProComitê.

O Programa foi instituído pela Agência Nacional de Águas (ANA), disponibilizando 500 mil reais por ano para cada Estado que cumpra metas estabelecidas pela ANA.

O recurso é dividido igualmente para cada Comitê, que decide como aproveita-lo com ações, capacitações, equipamentos ou serviços de interesse dos colegiados.

Em seguida, o professor Reinando Cavalcante, do IFCE de Quixadá, expôs o plano para a aplicação desses recursos, com o objetivo de promover cursos de qualificação para os membros do comitê.

Estão previstos um curso de extensão técnica para o nível médio e um curso de especialização para o nível superior, com o objetivo de fomentar uma maior capacitação e engajamento no manejo sustentável da água.

Cadastro Estadual de Barragens

No segundo momento da reunião, as engenheiras Fernanda Furtado e Brenda Carneiro abordaram o Cadastro Estadual de Barragens, detalhando conceitos essenciais sobre os componentes de uma barragem e a importância da segurança hídrica.

O papel das instituições fiscalizadoras foi destacado, com ênfase na supervisão necessária para prevenir anomalias e garantir a integridade das estruturas hídricas. A legislação vigente, que estabelece a Política Nacional de Barragens, também foi amplamente discutida, bem como o processo de quantificação das barragens existentes.

Nova logo

Em seguida, Dayana Magalhães, coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa, apresentou uma nova proposta de identidade visual para o Comitê. A intenção é fortalecer a identidade do comitê, aumentar a visibilidade de suas ações e facilitar a comunicação com a comunidade e com os usuários.

Comenda “Amigos das Águas”

Por fim, a reunião deliberou sobre a definição dos homenageados com a Comenda “Amigos das Águas”, uma iniciativa que busca reconhecer e valorizar o trabalho de indivíduos e instituições que se destacam na preservação e gestão das águas da Sub-Bacia.

Outro ponto importante foi a homologação da Comissão Gestora do Açude São José II, com o objetivo de garantir uma gestão mais eficaz e responsável.

Com uma agenda repleta de pautas estratégicas, a 83ª Reunião Ordinária reafirmou o compromisso do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú com a sustentabilidade hídrica, destacando a colaboração entre diversos setores e a participação ativa da comunidade na gestão dos recursos hídricos da região.

Previous post Comissão Gestora do açude São José II é renovada para o mandato de 2024-2028
Next post Comissão Gestora do Sistema Hídrico São José II assume mandato de 2024-2028

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *