Nesta quarta-feira (26), o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú realizou sua 88ª Reunião Ordinária, na Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, em Quixeramobim. O encontro reuniu representantes do colegiado e instituições convidadas para discutir temas relevantes para a gestão dos recursos hídricos da região, com a presença dos 15 municípios que compõem a bacia hidrográfica.

A reunião teve como destaque a eleição para preenchimento de duas vagas no colegiado, contemplando os segmentos Poder Público Municipal e Sociedade Civil. Ao todo, participaram do processo 10 instituições concorrendo pelo segmento Poder Público e 14 instituições disputando a vaga da Sociedade Civil.

O processo, com 41 votantes, resultou na escolha da Câmara Municipal de Itatira (Poder Público Municipal), com oito votos, e do Sindicato Rural de Quixeramobim (Sociedade Civil), com 17 votos. Ambas agora integram oficialmente o Comitê da Bacia do Banabuiú.

A programação iniciou com os informes gerais, seguida da entrega de comendas ao prefeito Cirilo Pimenta e ao presidente da Câmara Municipal Igor Martins. Em seguida, foi realizada a entrega da Comenda “Amigo das Águas”, reconhecimento concedido às personalidades que contribuem de forma significativa para a preservação e gestão hídrica.

Receberam a comenda: Michelly de Oliveira Setúbal Queiroz (COGERH), Annaulhya Patrícia Silveira Chaves (CAGECE), Francisco Wagner Pinheiro (SAAE Milhã), Antônio Bastos de Lima (Prefeitura de Banabuiú), Daniel Bandeira Lima (Prefeitura de Banabuiú), Maria Audelinda Santiago Oliveira (CREDE 12), Lucas da Silva (IFCE Quixadá) e Geraldo Vieira da Silva (ex-funcionário do DNOCS de Senador Pompeu).

Na continuidade, foi eleita a representante Maria Regina do Vale Almeida (SAAE de Boa Viagem) para receber a Comenda Zaranza, homenagem concedida pelo Fórum Cearense dos Comitês de Bacias Hidrográficas a personalidades que se destacam na defesa das águas e do meio ambiente..

A reunião reafirmou o compromisso do Comitê do Banabuiú com a gestão participativa, transparente e integrada dos recursos hídricos, fortalecendo o diálogo entre instituições, gestores e a sociedade.

Previous post Comitê do Banabuiú promove capacitação em negociação de conflitos hídricos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *