Brasília. Na expectativa de reduzir o consumo, aumentar o volume dos reservatórios e assegurar o fornecimento de energia mais tarde, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco decidiu que, a partir de quinta-feira (7), terá início uma fase de testes para ver se é possível reduzir a vazão da represa de Sobradinho para 800 metros cúbicos por segundo (m³/seg) de água. Hoje a vazão está em 970 m³/seg.

Na primeira semana, a vazão será reduzida a 850m³/seg. Não havendo problema, a partir do dia 14, a barragem trabalhará com a vazão pretendida. Foi autorizada também a redução da vazão da barragem de Três Marias, dos atuais 350m³/seg para 300m³/seg, a partir de hoje. As barragens do São Francisco começaram 2016 apresentando números preocupantes para as autoridades do setor elétrico.

Segundo a Agência Nacional das Águas, a baixa dos reservatórios não tem relação com as obras de transposição do rio. Não concluídas, elas têm captado água para testes em estações de bombeamento, não tendo, até agora, desaguado nos rios da Paraíba e do Ceará, a partir de onde desembocarão no mar. Quando isso ocorrer, a transposição desviará 2% da vazão do rio.

fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/comite-reduz-vazao-de-barragens-do-sao-francisco-1.1467481

Previous post El Niño perde intensidade, mas ainda interfere nas chuvas
Next post Governo avalia ampliar cobrança por água bruta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *