O Banco do Nordeste está operacionalizando o FNE Água. Trata-se de uma linha de crédito com dinheiro do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste para projetos voltados ao bom uso de água. Em tempos de seca braba, a notícia é relevante. Empresas de portes distintos, produtores rurais, agricultores familiares e cooperativas e associações podem buscar os recursos. Barragens subterrâneas e sistemas de dessalinização de água, frequentemente apontados nos meios técnicos como alternativas viáveis para o armazenamento hídrico estão na lista de ações amparadas pelo FNE Água.
Mas o alcance do Fundo vai além do acúmulo. E chega ao ambiente natural. Projetos de reflorestamento para recuperação de matas ciliares e nascentes e de concessão de serviços de água e esgoto implantados em parcerias público-privadas também podem pleitear verba.
Vagas
São o levantamento inicial efetuado pela comissão coordenada pelo Tribunal de Justiça que organiza concurso público para tabeliães e registradores, destinado a cartórios no Ceará. Mas ainda é possível o número mudar.
10
Anos de exercício
Em serventias extrajudiciais são o período mínimo que terá de ser comprovado pelos interessados no concurso – que podem ser também bacharéis de Direito. A Comissão vai divulgar na Internet documentos das reuniões.
“O objetivo é revitalizar os espigões, tornando os espaços de conveniência para as famílias, nativos e turistas, sem único recurso do município de Fortaleza”
Deputado Tomás Holanda (PPS) sobre políticas públicas planejadas pela Secretaria de Turismo de Fortaleza.
Ação preventiva
A Assembleia sedia hoje a segunda edição do Encontro Estadual de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Ceará. O evento soma parcerias. Entre os realizadores estão o Ministério Público do Trabalho, secretarias municipais de Educação e entidades do terceiro setor.
Capacitação
Há uma ênfase especial no evento: capacitar adolescentes para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil. E essa pode ser uma manifestação de relevância política, já que na própria Assembleia há deputados que acham que jovens têm mesmo é de trabalhar. As atividades do Encontro vão das 8 às 17h.
Só pode ser brincadeira
Os vereadores de Fortaleza apresentaram em agosto à Câmara Municipal mais 180 requerimentos de inclusão nos anais da Casa de textos publicados em jornais, revistas, sites e até blogs nacionais e locais. Em alguns casos, e por parlamentares diferentes, foi proposta a inclusão do mesmo material mais de uma vez. A isso se chama “faz de conta legislativo”.
FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/coluna/comunicado-1.181/comunicado-um-fundo-para-a-agua-1.1815544