Nesta terça-feira (12), foi realizada a 79ª Reunião Ordinária do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú, na Câmara Municipal de Pedra Branca.

A reunião teve como pauta o Projeto Sertões, um modelo de governança a nível local, apresentado pelo Presidente da FUNCEME, Eduardo Sávio. Foi falado sobre as ideias de gerenciamento de água de forma sustentável em Quixeramobim, sendo um projeto piloto especificamente no Vale do Forquilha em Quixeramobim. Atualmente, uma série de atividades já estão sendo desenvolvidas em algumas comunidades com a aplicação de um Diagnósticos Rural Participativo (DRP).

Além disso, o Gerente Regional da Cogerh da Bacia dos Sertões de Crateús, Rodrigues Júnior, realizou a apresentação da batimetria do Açude Monsenhor Tabosa. 

Após análises, foi observado um aumento na capacidade do reservatório: de 12,1 milhões de m³ para 23,11 milhões, segundo a batimetria realizada em maio.

Na oportunidade, o evento teve participação do superintendente da SOHIDRA, Paulo Ferreira, que apresentou as principais obras e atividades que vêm sendo realizadas pela instituição.

Por fim, foram definidas as três pessoas que estarão recebendo a Comenda “Amigos das Águas”: Ronilson Rodrigues, Presidente do SAAE de Quixeramobim, Regina do Vale, presidente do SAAE de Boa Viagem e o professor do IFCE de Quixadá, Delfabio Teixeira.

Previous post Plano Proativo de Seca do Hidrossistema do Fogareiro Quixeramobim é apresentado à Comissão Gestora
Next post Comissão Gestora do Sistema Fogareiro-Quixeramobim é renovada para quadriênio 2023-27; veja composição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *