Na tarde de ontem (28), o Grupo de Trabalho formado por quatro (04) membros que compõem o colegiado do Comitê do Banabuiú se reuniram de forma remota na Plataforma Microsoft Teams para a realização da 1ª Reunião do Eixo de Gestão dos Recursos Hídricos do Planejamento Estratégico do CSBH para os próximos cinco (05) anos, na reunião foram definidos o Moderador e Relator do GT, além de definições iniciais de como serão trabalhados os objetivos específicos do eixo.
A reunião contou com a presença de Rossana Câmara, Analista em Gestão de Recursos Hídricos da COGERH, que está à frente da ideia de criação dos planejamentos estratégicos dos CBH’s. A Analista apresentou sugestões para esclarecer a ideia geral de como será produzido o Planejamento do CSBH, e relembrou que o Planejamento deverá seguir os valores, a missão e a visão do Comitê, aprovados em plenária na 18ª Reunião Extraordinária do Comitê.
O Grupo de Trabalho definiu o Moderador e Relator do GT, sendo eles Alexandre Martins, representante da Prefeitura Municipal de Senador Pompeu e Lucas da Silva, representante do Instituto Federal do Ceará (IFCE), respectivamente. O Moderador terá a missão de recolher as sugestões e ideias dos membros do grupo e repassar para o Relator, que por sua vez terá que sistematizar as ideias e sugestões recolhidas, transformando-as em objetivos estratégicos, para então apresentar para todos os membros do Comitê e definirem se irão aprovar ou não.
Ainda na reunião, foram sugeridas duas ações para o planejamento, a primeira sendo o aprimoramento da metodologia das reuniões do comitê, referente ao seu funcionamento, e a segunda sendo a realização de diagnósticos de uso dos recursos hídricos, além do monitoramento dos dados, referente as alocações negociadas. A próxima reunião do Grupo, será realizada na próxima quarta-feira (04), às 14:00.
Vale ressaltar que as ações acrescentadas ao Planejamento Estratégico, terão que seguir a missão, visão e valores do Comitê, tendo como principal objetivo tornar-se um órgão reconhecido pela Gestão Participativa dos Recursos Hídricos e da sustentabilidade da Sub-Bacia Hidrográfica. O Planejamento poderá ser revisto anualmente, para modificações pontuais, para assim torná-lo executável.