Cedro Os operários já começaram a trabalhar na instalação da Adutora de Montagem Rápida que vai transferir água do Açude Ubaldinho para o sistema de tratamento da Companhia de Água e Esgotos do Ceará (Cagece), em Cedro, na Região Centro-Sul do Ceará. A obra vai assegurar o abastecimento da sede urbana ao longo de 2016.
A ordem de serviço para o início das obras foi dada pelo governador Camilo Santana, no dia 28 de novembro. A adutora faz parte do programa estadual de convivência com a seca. Para o titular da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Francisco Teixeira, a obra representa o resgate de uma dívida que o Estado tinha com o Município. “Construímos o açude, mas não fizemos a adutora”, lembrou.
Na obra da adutora serão investidos R$ 6 mi. “É um valor significativo para o Estado mediante o quadro de crise que enfrentamos”, disse o governador.
O prefeito de Cedro, Nilson Diniz, disse que a adutora vai assegurar o abastecimento da cidade no próximo ano e vai evitar que a água poluída do Riacho São Miguel seja usada pelos moradores da cidade. “Agora a água vai sair diretamente do açude, nos canos, para a Estação de Tratamento da Cagece”, disse. Francisco Teixeira frisou que, apesar das dificuldades financeiras, a atual gestão já construiu mais de 200Km de adutoras em menos de um ano. “O nosso esforço é para não ver os cearenses sofrendo com seca”, afirmou.
Hoje a água que é liberada pelo Açude Ubaldinho segue por mais de 20Km, no Riacho São Miguel, até o ponto de captação da Cagece. No percurso, tem contato com águas servidas e com resíduos de agrotóxicos usados por agricultores no cultivo de vazantes e de áreas irrigadas. O gestor municipal lembrou que, a cidade chegou a depender de água que vendida em carroças. A adutora é a sexta autorizada neste ano. Em julho, o governo do Estado autorizou, por leilão reverso, a contratação de outras quatro para abastecer as sedes de Quixeramobim, Ibicuitinga, Independência e Arneiroz.
fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/iniciadas-obras-de-adutora-no-cedro-1.1449951