As inscrições para o Programa Estadual Agente Jovem Ambiental (AJA) estão abertas até o dia 26 de fevereiro. Os interessados poderão se inscrever no endereço eletrônico www.sema.ce.gov.br/inscricao-AJA. O AJA oferece oportunidade de capacitação na área ambiental, para dez mil jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e matriculados em escola pública ou com o Ensino Médio completo.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), concederá aos selecionados, auxílio financeiro mensal correspondente a R$ 200 reais. Segundo Artur Bruno, titular da SEMA, o AJA é um programa de inclusão social e de educação ambiental. “Os jovens serão capacitados, eles aprenderão a fazer os seus projetos para melhorar o meio ambiente de seus municípios”, disse. “Com certeza esse é um projeto que terá uma grande repercussão e vai contribuir para um Estado melhor preparado para a sustentabilidade”, completa.
SOBRE O AJA
O AJA tem como propósito estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.
Programa será executado, coordenado e monitorado pela SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/SEMA). “O jovem AJA classificado deverá passar por uma capacitação em educação ambiental, realizada pela SEMA, em formato de Ensino à Distância (EAD), com duração de 60 (sessenta) horas/aula.
BENEFÍCIOS
Auxílio financeiro no valor de R$ 200,00/mês;
Curso de formação;
Seguro acidente;
Fardamento;
Certificação de participação.
PÚBLICO – ALVO
10 mil jovens em situação de vulnerabilidade, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e também matriculados em escola pública ou ter concluído o Ensino Médio.
CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO
Após a habilitação, os jovens serão classificados de acordo com os seguintes critérios: maior vulnerabilidade social, de acordo com o Cadastro Único para Programas Sociais –CadÚnico; maior idade.
AJA NAS CIDADES DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BANAUIÚ
Serão 924 vagas paras as cidades que fazem parte da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú, distribuída de acordo com a necessidade de cada cidade, além do número de vagas ser proporcional às populações, os municípios três mais contemplados são Quixadá (96), Quixeramobim (90) e Boa Viagem (74).
COMO PARTICIPAR
Para mais informações acesse o EDITAL-AJA-FINAL.
Clique aqui e acesse a LEI DO AJA.