Houve chuvas em 118 municípios do Ceará em dezembro. Ainda assim, açudes têm apenas 12,2% da capacidade total. Poucas chuvas no Cariri preocupam
Apesar dos recentes registros de chuvas no Ceará, o volume não tem sido suficiente para abastecer as principais bacias, que seguem apresentando queda no armazenamento. O Estado tem hoje 12,2% da capacidade geral dos açudes. O volume é 0,4 ponto percentual inferior ao que havia há duas semanas.
Neste mês, houve registro de precipitação em 118 municípios, inclusive com chuva de granizo em Ubajara e Barbalha. Para o mês de janeiro, a previsão é que permaneça com chuvas abaixo da média.
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) apontava ontem 35 reservatórios em volume morto. Dos 153 açudes do Estado, 137 estão com volume inferior a 30%. A Bacia do Banabuiu, uma das que demandam maior alerta para a Cogerh, teve queda de 0,7% e opera somente com 3,17% da capacidade total.
De acordo com Francisco Teixeira, titular da Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado, esse início de pré-estação chuvosa não foi suficiente. “Essas primeiras chuvas são fracas. Têm em média 15 milímetros, são esparsas, mal distribuídas no espaço geográfico, e insuficientes para a recarga dos grandes reservatórios”, afirma.
Para a atual pré-estação, há como agravante o fenômeno El Niño — superaquecimento das águas centrais do oceano Pacífico. “Isso afeta não somente a estação principal, mas também a pré-estação”.
Nos últimos sete dias, houve aumento de volume em somente três açudes: Capitão Mor, Catucinzenta e Ema. Esse aporte permitiu que o açude Catucinzenta, em Aquiraz, deixasse de operar abaixo do volume morto. O município de Iracema, na região do Médio Jaguaribe, também tem sido beneficiado com as chuvas.
“O que tem surpreendido é a baixa quantidade de chuvas na região do Cariri, que costuma ser uma das mais contempladas”, analisa Raul Fritz, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com ele, o mês de janeiro possui baixa previsibilidade, no entanto, a expectativa é que siga com chuvas abaixo da média.
Cenário
118 municípios do Ceará tiveram registro de chuvas neste mês.
12,2% é o nível geral dos açudes do Ceará. Mesmo com as chuvas da pré-estação; houve queda de 0,4 ponto percentual.
35 reservatórios operam abaixo do volume morto, três a mais do que os registrados há duas semanas.
137 açudes estão com volume inferior a 30%.
fonte:http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2015/12/31/noticiasjornalcotidiano,3555678/mesmo-com-chuvas-recentes-nivel-de-acudes-cai-no-ceara.shtml