Icó. Os moradores desta cidade, na região Centro-Sul do Ceará, estão preocupados com a possibilidade de perda rápida do volume do Açude Lima Campos. O reservatório acumula 37% de sua capacidade, mas deixou de ser reabastecido pelo Açude Orós, por meio do túnel de transferência de água por gravidade.

O nível do Açude Orós caiu para 34% e não é mais possível transpor água por gravidade. Construído pelo governo federal, em 1932, o Açude Lima Campos abastece a cidade de Icó, várias localidades rurais e por meio de caminhões pipa envia água para dezenas de municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte, desde o início deste ano.

Perda

O Lima Campos vem perdendo em média dois centímetros de água por dia. “Nosso temor é que o açude seque no primeiro semestre de 2016, sem a água do Orós”, disse o presidente da Câmara de Vereadores de Icó, Roney Olinda. “Esperamos que o Dnocs faça o bombeamento de água para assegurar o abastecimento”. O chefe da Unidade de Campo do Médio Jaguaribe do Departamento Nacional de Obras contra a Seca, em Icó, Francisco Alves de Andrade Freitas, disse que não há previsão de bombeamento de água do Orós por parte do órgão (HB).

fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/moradores-temem-perda-do-volume-de-acude-1.1449385

Previous post Ceará terá R$ 74 mi para obras hídricas em 2016
Next post Seca prolongada intensifica abandono da zona rural do Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *