O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú realizou, nesta terça-feira(20), a capacitação sobre Gestão Participativa dos Recursos Hídricos e o funcionamento do colegiado. A ação ocorreu na Câmara Municipal de Banabuiú e reuniu os representantes da diretoria, do comitê, técnicos da Cogerh e da Secretária dos Recursos Hídricos.

A capacitação foi conduzida por Dayana Magalhães, coordenadora da Gestão Participativa da Cogerh, Gerência Regional de Quixeramobim, que abordou temas essenciais para o entendimento dos novos membros sobre o funcionamento do colegiado.

Foi explanado acerca do regime interno do Comitê, apontando os procedimentos necessários para uma atuação eficiente, e uma apresentação sobre a composição do Comitê de Banabuiú.

Durante a capacitação, os participantes puderam conhecer as Comissões Gestoras do comitê, com o foco especial no detalhamento da formação, do campo de atuação e as atividades realizadas. O encontro reforçou a importância da colaboração entre as instituições representadas, visando uma gestão integrada e sustentável.

O representante da empresa Consórcio TPF Engenharia e KL Engenharia, José Nilvan, em parceria com Itálo Catunda, representante do Consórcio Águas do Sertão, discutiram temas cruciais sobre o progresso do Projeto Malha D’água.

Além disso, foi apresentada uma visão detalhada sobre a implantação de sistemas adutores a partir de açudes resilientes à seca. Os especialistas explicaram os principais desafios enfrentados, como as necessidades de inspeção nas estações de bombeamentos, a adutora de água bruta, e os reservatórios, elementos cruciais para garantir o controle da operação.

Previous post Fórum Cearense de Comitês de Bacias discute sustentabilidade e mudanças climáticas
Next post Comissão Gestora do Sistema Hídrico Cedro, discute a importância da preservação dos Monólitos de Quixadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *