Na última sexta-feira (22), a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da sua regional da Sub-Bacia do Banabuiú, promoveu a segunda reunião de apoio técnico na Vila de Berilândia, localizada no município de Quixeramobim.

O evento teve como principal objetivo acompanhar a operação do Açude Valentim, essencial para o abastecimento hídrico da região.

O encontro contou com a participação de agricultores, representantes de diversas instituições dos municípios de Milhã e Quixeramobim. O Comitê do Banabuiú estava representado pelas instituições membros, Ematerce de Quixeramobim (Cristiano da Silva) e do Sindicato de Milhã (Hilton Magno).

Durante a reunião, a equipe da Cogerh apresentou os dados operacionais atualizados desde a última reunião, incluindo o nível do açude e as ações de acompanhamento realizadas.
A situação atual do Açude Valentim foi detalhada: o reservatório encontra-se com uma cota de 107,28 metros e um volume de 2,13 hm³, o que corresponde a 23,20% de sua capacidade total.

Foi também destacada a estimativa de vazão média de 120 l/s, com a liberação em onda no valor de 125 l/s durante 40 dias, até o dia 22 de dezembro de 2024, tendo como ponto de referência Cosmos Paes.

Embora o açude não seja monitorado a Cogerh presta apoio técnico, devido a sua importância para o abastecimento das regiões de Quixeramobim e Milhã.

A reunião destacou a importância da colaboração entre as diferentes partes envolvidas na gestão hídrica da região, com foco na manutenção dos recursos hídricos essenciais para as populações locais.

Previous post Tecnologias sociais de saneamento rural são tema de reunião da Comissão Gestora do Sistema Hídrico Cedro
Next post Comissão Gestora do Sistema Hídrico Fogareiro discute acompanhamento da operação do açude Fogareiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *