Na última sexta-feira (22), a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da sua regional da Sub-Bacia do Banabuiú, promoveu a segunda reunião de apoio técnico na Vila de Berilândia, localizada no município de Quixeramobim.
O evento teve como principal objetivo acompanhar a operação do Açude Valentim, essencial para o abastecimento hídrico da região.
O encontro contou com a participação de agricultores, representantes de diversas instituições dos municípios de Milhã e Quixeramobim. O Comitê do Banabuiú estava representado pelas instituições membros, Ematerce de Quixeramobim (Cristiano da Silva) e do Sindicato de Milhã (Hilton Magno).
Durante a reunião, a equipe da Cogerh apresentou os dados operacionais atualizados desde a última reunião, incluindo o nível do açude e as ações de acompanhamento realizadas.
A situação atual do Açude Valentim foi detalhada: o reservatório encontra-se com uma cota de 107,28 metros e um volume de 2,13 hm³, o que corresponde a 23,20% de sua capacidade total.
Foi também destacada a estimativa de vazão média de 120 l/s, com a liberação em onda no valor de 125 l/s durante 40 dias, até o dia 22 de dezembro de 2024, tendo como ponto de referência Cosmos Paes.
Embora o açude não seja monitorado a Cogerh presta apoio técnico, devido a sua importância para o abastecimento das regiões de Quixeramobim e Milhã.

A reunião destacou a importância da colaboração entre as diferentes partes envolvidas na gestão hídrica da região, com foco na manutenção dos recursos hídricos essenciais para as populações locais.