O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Governo Federal, apresentou as condições meteorológicas para as regiões Centro-Sul, Sertões e Sul do Ceará. O estudo aponta que a situação, nestas áreas, é favorável à ocorrência de baixos índices de umidade relativa do ar, entre 20% e 30%, considerando leve risco à saúde. Com a baixa umidade, alguns cuidados devem ser tomados para evitar danos, como limpar persianas, manter distância de bichos de pelúcia, utilizar aspirador ou pano úmido, manter distância de cigarro, além de ingerir muito líquido.
Os cuidados com a pele também são muito importantes. Indica-se o uso do creme hidratante com a pele limpa, para evitar lesões, já que a área fica bem mais vulnerável. Proteger a cabeça contra o sol e usar chapéu, roupas leves, calçados confortáveis são outras recomendações.
Os médicos também pedem moderação com os exercícios físicos, principalmente nas horas de sol mais forte. Já os portadores de doenças respiratórias devem privilegiar ambientes arejados e tomar sol antes das 10 e depois das 16h.
Foram afetados ainda com essas condições climáticas as seguintes regiões: Centro-Norte, Sudoeste e Sudeste Piauiense; Jaguaribe; Centro-Sul, Centro-Norte, Extremo Oeste e Vale São-Franciscano da Bahia; Oeste e Central Potiguar; Sertão Paraibano; Borborema; Sertão e São Francisco Pernambucano.