É bastante preocupante, de fato, a situação hídrica do Ceará, com o Castanhão tendo apenas 13% da sua capacidade. Para Fortaleza, pelo menos por enquanto, o abastecimento está garantido, mas a situação das comunidades rurais é crítica.

O presidente da Federação de Agricultura do Estado do Ceará, Flávio Saboya, alerta para a falta de oferta de água atual e de condições para manter essas populações. Caso nada seja feito, o Estado pode novamente sofrer a perda de rebanho. Ele ressalta que já propôs uma análise mais criteriosa do problema ao Comitê da Seca da Ematerce.

“A situação do Ceará ficará insustentável. Em janeiro, nós devemos esquecer um pouco do problema, porque deve ocorrer alguma chuva; mas, quando chegar julho, não teremos de onde retirar água”, destaca.

Uma das sugestões pensadas foi a criação de hotéis-fazenda. Eles seriam destinados aos animais para garantir alimento e água ao rebanho, mas nada foi viabilizado. Com a crise institucional pela qual passa o País, essas negociações também estão mais difíceis.

fonte:http://www.opovo.com.br/app/colunas/opovoeconomia/2015/12/04/notopovoeconomia,3544010/seca-ceara-pode-sofrer-nova-perda-de-rebanho.shtml

Previous post Obras do Cinturão das Águas no CE serão concluídas em 2016
Next post Cagece lança simulador para calcular tarifa extra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *