Ainda não há um pronunciamento oficial sobre a vazão dos poços, mas se fala em 40 mil litros por hora

Crateús. Na próxima segunda-feira, técnicos da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) e de uma empresa contratada pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) vão demarcar 15 poços a serem perfurados ainda no decorrer deste mês, na localidade de Canto dos Pintos, zona rural deste Município. A decisão foi adotada após perfuração recente de quatro poços testes com o objetivo de identificar a vazão e potencial de um possível aquífero naquela região.

Os moradores e autoridades locais vivem a expectativa de que a água acumulada no subsolo da localidade, no distrito de Santo Antônio, distante 30Km da sede urbana, possa salvar a Crateús de um colapso de água em 2016. O Açude Carnaubal, que abastecia a cidade, secou e a Barragem do Batalhão só tem água para atender a demanda local até janeiro do próximo ano.

Técnicos da empresa Prospectus (contratada pela SRH) e da Sohidra concluíram a primeira fase dos estudos no aquífero, mas a equipe evita falar sobre os resultados. Informação extraoficial aponta que o resultado foi positivo, segundo o secretário de Infraestrutura do Município, Lourenço Torres, que acompanhou de perto o trabalho concluído no fim de outubro passado.

“Os técnicos não se manifestaram oficialmente sobre a potência do aquífero, mas a média da vazão dos poços foi de 40 mil litros por hora. É uma vazão satisfatória”, disse Torres.

Há, entretanto, uma preocupação entre os geólogos, pois o subsolo da região de Canto dos Pintos é constituída de formação mista – sedimento e cristalino. A primeira parte, que é sedimentar, apresentou água rasa, de boa qualidade. Não se sabe se após o substrato cristalino a quantidade e a qualidade se mantêm. O temor é que a água mais profunda possa ser salobra, de vazão reduzida e ainda há o risco de contaminar o lençol que se acumula na primeira camada. Os estudos vão continuar no decorrer deste mês.

O prefeito de Crateús, Mauro Soares, mostra preocupação com o quadro de escassez de água: “A nossa expectativa é que o governo do Estado invista na perfuração de mais poços em Canto dos Pintos e que o volume seja suficiente para atender a demanda do centro urbano. Solicitamos também a implantação de uma adutora emergencial para transferir a água do aquífero para o sistema de abastecimento da Cagece, na cidade”.

Outros municípios

O programa estadual de perfuração de poços abre, na próxima semana, frentes de trabalho em 12 sedes municipais. Além de máquinas da Sohidra, irão operar perfuratrizes contratadas pelo Estado com a dispensa de licitação autorizada na semana passada. Serão contempladas as áreas urbanas de Independência, Apuiarés, Baixio, Umari, Ipaumirim, Novo Oriente, Parambu, Pereiro, Salitre, São Luís do Curu, Uruoca e Morrinhos. Independência, Palmácia e Parambu terão o reforço da Operação Carro-Pipa.

fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/pocos-comecam-a-ser-perfurados-em-aquifero-1.1428357

 

Previous post 7° Reunião da Câmara Técnica de Qualidade de Água é realizada em Quixeramobim
Next post Empresários otimistas com a transposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *