O novo sistema de cálculo do valor da água entrará em vigor neste sábado. Antes da revisão, consumidores já adotam práticas de economia. Veja que atitudes podem ajudar a reduzir o consumo

“A água da minha casa é usada somente para higiene pessoal e lavagem de roupas. Eu quase não fico em casa e, pelo visto, terei de economizar ainda mais”, conta Wilton Rebouças, 20, que já se prepara para o aumento na conta de água. A partir deste sábado, 19, todos os consumidores terão de pagar aumento médio proporcional de 12,9% na fatura.

Além disso, no mesmo período, começará a valer a tarifa de contingência. Quem não economizar pelo menos 10% do consumo médio – calculado de outubro de 2014 a setembro de 2015 – irá pagar multa de 120% sobre o excesso. O valor de contingência foi aprovado devido à escassez hídrica no Estado. Nesse contexto de estiagem e aumento das tarifas, o fortalezense terá de mudar os hábitos.

O estudante de Direito Eduardo Feijó, 24, mora com os pais e a irmã e conta que as ações para redução de consumo começaram a ser feitas. Recentemente, a família trocou a torneira do banheiro, que apresentava vazamento, e a da pia da cozinha. Optaram por torneiras com sistema arejador, que mistura ar ao jato de água e economiza cerca de seis litros por minuto.

O sistema de cobrança em prédios também será diferenciado. Em muitos locais, o preço da conta de água é incluso na taxa de condomínio. Mesmo assim, Helena Moreira, 76, conta que a economia é constante. De acordo com ela, já foi sinalizado que poderá haver cobrança de taxa extra aos moradores que desperdiçarem água.

No bairro São João do Tauape, Wilton diz que não está satisfeito com o aumento. O estudante universitário mora sozinho com a mãe e afirma que quase não realiza atividades domésticas em casa. “A cobrança da taxa extra vai chegar justamente nas férias, quando teremos de usar mais água”, afirma.

Como é possível reduzir a quantidade utilizada quando todas as técnicas conhecidas estão sendo empregadas? Ricardo Chahin, gerente de Divisão da Sabesp, explica que um dos caminhos possíveis é eliminar os vazamentos.

Segundo Robervânia Barbosa, gerente de Interação e Responsabilidade Social da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), quando o cliente suspeitar de um vazamento oculto na residência, pode entrar em contato com a companhia e solicitar visita técnica.

Simulador

A Cagece lançou na internet um simulador que permite conhecer a meta e calcular a conta. Por meio da ferramenta, é possível saber quanto o cliente vai pagar por cada serviço: água, esgoto e tarifa de contingência (se for o caso). A ferramenta está disponível no portal do órgão. Para acessar, é preciso ter em mãos o CPF e número de inscrição (disponível na fatura).

Serviço

Simulador da tarifa de contingência

Os consumidores poderão conhecer a meta e calcular a conta acessando o link:

http://goo.gl/LzSMaA

fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2015/12/15/noticiasjornalcotidiano,3549294/com-aumento-na-conta-de-agua-consumidor-tera-de-economizar.shtml

Previous post Obras do Estado para a CSP ficarão prontas em 2017
Next post Chuvas amenizam temperatura e umidade relativa do ar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *