Segundo Funceme, 23 municípios registraram precipitações nesta quinta-feira (17)

Voltou a chover no Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 23 municípios do Estado, incluindo Fortaleza, registraram chuvas nesta quinta-feira (17). As precipitações não só diminuiram as temperaturas, como aumentaram a umidade relativa do ar em todas as regiões. Segundo o meteorologista Bruno Rodrigues, isso reduz o desconforto causado tanto pelo temperatura alta como pelo ae seco.

O meteorologista confirma que o Ceará já está na chamada pré-estação chuvosa (dezembro/janeiro/fevereiro) e que os eventos de chuvas fazem parte desse período e estavam previstos. “Essa condição favorável é em decorrência do Vórtice Ciclônico de alto nível que atua nesse momento em toda a região Nordeste”. A tendência para esta sexta-feira (18) é que as precipitações continuem.

No  Centro-Sul do Ceará, a Fundação chegou a observar no início de dezembro índices preocupantes de umidade relativa do ar. No dia 8 de dezembro, o município de Barbalha, no Cariri, chegou a registrar somente 11% de umidade, enquanto Campos Sales, na Região dos Inhamuns, teve 13%.  Em novembro, houve dias em que as mesmas cidades marcaram somente 12% no índice. O horário em que os níveis são mais baixos é entre 13horas e 15 horas. Esta condição do ar seco pode ser considerada estado de emergência e exige cuidados da população para não causar danos à saúde. Na faixa litorânea o problema é menos grave, porém, em Fortaleza, o menor índice observado em novembro foi de 32% e nos oito primeiros dias de dezembro, 37%.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. É considerado estado de observação os níveis de 40% a 31%. Quando a umidade cai abaixo dos 30%, há estado de atenção. Se a umidade atingir níveis entre 20% e 12%, ocorre o estado de alerta. Abaixo disso, como aconteceu ontem em Barbalha, é considerado estado de emergência.

Confira as 10 maiores chuvas desta quinta-feira

Palmácia –  31.8mm

Paraipaba – 18.0mm

São Gonçalo Do Amarante – 16.6mm

Tianguá – 15.4mm

Viçosa Do Ceará – 14.0mm

Acaraú – 13.0mm

Viçosa Do Ceará – 13.0mm

Senador Sá – 12.0mm

São Benedito – 8,0mm

Fortaleza – 7.2 mm

Ipu – 7.0mm

fonte:http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/online/chuvas-amenizam-temperatura-e-umidade-relativa-do-ar-1.1456836

Previous post Com aumento na conta de água, consumidor terá de economizar
Next post Comunidades desabastecidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *