Trabalho selecionado representa mais um importante reconhecimento da Gestão Participativa dos Recursos Hídricos do Ceará
O Projeto de Planejamento Estratégico Participativo dos Comitês de Bacias Hidrográficas, realizado em conjunto com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), foi selecionado na Chamada promovida pela Agência Nacional de Águas – ANA para o Encontro Progestão 2022: Semeando Ideias, Compartilhando Experiências.
O trabalho selecionado será apresentado pela gerente do projeto e servidora da Cogerh, Rossana Câmara, com data prevista a se realizar no início do mês de julho. Dentre as principais temáticas do encontro estão questões relacionadas à organização dos colegiados, envolvendo a mobilização dos membros dos Comitês, gestão de conflitos pelo uso da água e disseminação da lei estadual de recursos hídricos.
O trabalho de Planejamento Estratégico Participativo com os doze Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Ceará segue em processo de finalização. Ao todo, nove Comitês já aprovaram seus projetos, validando conceitos, objetivos estratégicos e os resultados esperados para os próximos cinco anos.
O Encontro Progestão 2022: Semeando Ideias, Compartilhando Experiências tem como público principal os servidores dos órgãos de gestão dos recursos hídricos dos estados e DF, servidores da ANA, membros dos Conselhos Estaduais e dos Comitês de bacias, entre outros entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SINGREH.
Projeto de Planejamento Estratégico Participativo dos Comitês de Bacias Hidrográficas: Saiba Mais
O sistema de gestão de Recursos Hídricos no Estado do Ceará tem o desafio de manter o funcionamento dos 12 (doze) Comitês de Bacias Hidrográficas de forma proativa e eficaz, garantindo meios para a administração e organização desse funcionamento, fomentando estratégias de governança e lideranças dos colegiados.
Foi nesta perspectiva que se implementou o projeto de planejamento estratégico participativo dos comitês de bacias hidrográficas, destacando o protagonismo dos atores relevantes do sistema de gestão de recursos hídricos do estado do Ceará.
Tal processo de planejamento fomentou a atualização de conceitos estratégicos e a construção de objetivos estratégicos e de planos de ação para superação dos desafios dos colegiados, sempre ponderando sobre a primazia dos princípios de descentralização, participação e integração e considerando os eixos de atuação Gestão dos Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Capacitação e Comunicação.