Texto e Fotos: ASCOM/SRH
Desde 2021 sem operar, o Açude Arrojado Lisboa, conhecido popularmente por Açude Banabuiú, voltou a liberar água para perenização do rio. A liberação aconteceu na manhã desta quinta-feira (19) e vai beneficiar com abastecimento humano 22 comunidades dos municípios de Banabuiú, Jaguaretama e Morada Nova, além da sede do município de Ibicuitinga.
A vazão liberada foi decidida em reunião de alocação negociada participativa de águas, realizada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e Comitê da sub-bacia do Rio Banabuiú com representantes da sociedade civil e de órgãos municipais, estaduais e federais.

O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, ressaltou a importância das águas do Banabuiú para a segurança hídrica da região.
“Hoje nós temos além do abastecimento humano, muitas atividades agrícolas que necessitam de água e o açude Banabuíu é uma grande fonte de água que nesta quadra chuvosa recebeu a benção de um bom aporte. Essa liberação vai ser essencial para a segurança hídrica daquelas comunidades que tanto sofrem com a estiagem”.

O secretário ainda frisou o Projeto Malha D’água, que tem sua primeira etapa com obras já iniciadas também no município de Banabuiú.
“As obras do sistema adutor Banabuiú-Sertão Central já estão acontecendo e quando a adutora estiver pronta aumentará ainda mais a segurança de abastecimento de 9 sedes municipais e 38 sedes distritais de toda a região.”
Com a liberação, serão beneficiadas as comunidades: Banabuiú – Laranjeiras; Belo Horizonte; São Gonçalo; Penha; Ribeira; Exu; Caraúba-Jurema; Várzea da Esmera; Casinhas e Barra do Sitiá. Jaguaretama – Toco; Taperinha; Várzea do Meio e Várzea Grande. Morada Nova – Lagoa Grande; Juazeiro de Cima; Juazeiro de Baixo; Abdias; Conceição; Lacraia; Casa Nova e Felipa de Cima.
A abertura das válvulas aconteceu após operação da Cogerh com instalação de um dispositivo de segurança que garantiu que a válvula fosse operada. Durante o evento o diretor-presidente da Cogerh, Yuri Castro, explicou que a água vai beneficar além das comunidades rurais, a sede do município de Ibicuitinga.

“O dispositivo garante que, ao abrirmos, conseguiremos puxar a válvula de volta, o fechando. É uma abertura emergencial que vai ficar até o DNOCS consertar em definitivo a válvula e as comportas. É muito importante essa liberação, tanto para mais de 30 comunidades rurais quanto para as sedes municipais, que vão desafogar e garantir ainda mais segurança hídrica”.
O prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, reforçou a importância dessa água para o município.
“Nós temos diversas comunidades aqui em Banabuiú que sofrem com a carência de água. O açude Banabuiú amargava os 9% de recarga hídrica até o ano passado e graças a Deus, nessa quadra chuvosa, ele foi abençoado e recebeu a maior recarga de açude do Ceará. Hoje, poder liberar essa água para as comunidades rurais é uma vitória”.

O evento contou também com a presença do secretário executivo dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, do deputado estadual D Assis Diniz, do superintendente da Sohidra, Paulo Ferreira e do prefeito de Jaguaterama, Glairton Cunha.