A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH, por meio da Gerência Regional de Quixeramobim realizou a 51ª Reunião Ordinária do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú, no dia 03 de agosto de 2016, no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, município de Quixadá – CE.

Durante a reunião foi feita uma apresentação sobre a importância dos Planos de Manejo das Áreas no entorno dos Reservatórios, pela Professora Marisete Dantas do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC, uma explanação do Arcabouço Normativo sobre a Prioridade de Uso dos Recursos Hídricos – Decreto nº 31.076/2012, exposto pelo Sr. Carlos Magno Campelo – Coordenador de Gestão de Recursos Hídricos da SRH, apresentação da Avaliação da Operação do Sistema Hídrico Pedras Brancas e Apresentação do Cenário de Operação 2016 do açude Banabuiú, realizada pelo Sr. Luis Cesar Pimentel – Gerente Regional da COGERH de Quixeramobim.

Foi aprovada a realização de uma descarga emergencial de 2m³/s do açude Banabuiú no período de 10 dias, após o período, foi solicitado a realização de uma Reunião Extraordinária do Comitê do Banabuiú para avaliar a operação. Como premissas da operação ficou definido que: a) os usos serão exclusivamente para abastecimento humano (otimização dos sistemas de abastecimento da região do PROMOVALE) e dessedentação animal, b) que a liberação deverá ser iniciada no dia 04 de agosto de 2016 e c) que a COGERH deverá reforçar a fiscalização no trecho da perenização para coibir usos irregulares e/ou práticas que dificultem a perenização como, por exemplo, barramentos e canais de derivação para captações.

A reunião foi coordenada pela Diretoria do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú, pelo Presidente Interino, Francisco Edson de Melo e Secretário José Cláudio da Silva. Estiveram presentes 33 instituições/membros e 38 convidados. A Gerência Regional da COGERH/Quixeramobim esteve representada pelo gerente regional, Luis César Pimentel, pela técnica Michelly Setubal e o assistente administrativo, Hugo Costa.

Previous post CE recebe dicas sobre crise hídrica
Next post Interior eleva consumo de água em 1,04 mi de m³

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *