O litoral norte nordestino foi mais uma vez atingido pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que favoreceu a organização de muitas instabilidades. Como resultado disso, Fortaleza acumulou o maior volume de chuvas do País entre as 8 horas de domingo e as 8 horas de ontem, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cuja estação automática registrou 95,8mm. O balanço foi divulgado pelo portal Climatempo.

 

Na comparação da situação dos reservatórios entre a última sexta-feira e ontem, os boletins da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) sinalizaram que as chuvas do fim de semana impactaram em recarga de oito das 12 bacias hidrográficas. No volume geral do Estado, subiu de 19,08% para 19,18%. O maior impacto foi na bacia dos Sertões de Crateús, que passou de 0,81% para 1,10% da capacidade – aumento de 35,80%.

O diretor de operações da Cogerh, Ricardo Adeodato, avalia a importância de subir a cota do sistema Pacoti-Riachão, estratégico para a distribuição na Região Metropolitana e Pecém. “De domingo para segunda-feira, aumentou mais de 10cm”, enfatiza. “Toda chuva é importante. Diminui a evaporação, contribui para elevar o nível do lençol freático, para umedecer a terra, e obviamente os barreiros (pequenos reservatórios)”.
Adeodato pondera que as variações devem ser analisadas com cautela. “Em alguns dias a recarga é igual ao próprio consumo e à evaporação”. E endossa a importância de continuarmos economizando água e necessitando de chuvas efetivas. “No segundo semestre, quando não chove, a gente precisa ter reserva para aguentar a situação”.
Previsão

De acordo com o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), David Ferran, a ZCIT afeta o Ceará como um todo, não sendo possível indicar quais regiões do Estado são mais acometidas. “O sistema deve continuar atuando, favorecendo chuvas no Estado nos próximos dias”, indica.
A Funceme, segundo dados extraídos até as 14h55min de ontem, apontou que Fortaleza teve a maior chuva do período no Ceará, com 100,8mm acumulados no posto Castelão. Os postos Água Fria (80mm) e Pici (73mm), na Capital, integraram a relação das 10 maiores precipitações. Outros municípios da Região Metropolitana também compõem a lista: Maranguape (74,8mm), Pacatuba (68,2mm), Maracanaú (68mm) e Caucaia (64,7mm).
De acordo com o portal Climatempo, as áreas de instabilidade vão continuar ativas nos próximos dias, provocando chuvas volumosas em vários locais do Nordeste. Conforme a Funceme, hoje o Ceará deverá permanecer sob a influência de áreas de instabilidade. Por isso, o céu deverá ficar com nebulosidade variável e com chuva em todas as regiões.

 

Fonte: Jornal O Povo

Previous post Adutora começará a funcionar com toda a capacidade na próxima semana
Next post Reunião de Avaliação da Alocação das Águas dos Vales Jaguaribe e Banabuiú do ano de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *