Empresa ampliará campanha contra fraudes na rede e iniciará nova meta de tarifa de contingência

Neste mês de setembro, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) promete fechar ainda mais o cerco contra o desperdício de água no Estado. Ontem, foi anunciada a ampliação da campanha de combate a fraudes na rede de abastecimento de água para os 150 municípios atendidos pela empresa, além da Capital. Por meio de ações educativas, a mobilização deverá incentivar a regularização de moradores que praticam infrações como desvio de água e ligações clandestinas. A medida se soma ao início da aplicação da nova meta da tarifa de contingência em Fortaleza e na Região Metropolitana, que ocorrerá nos dias 18 e 19, respectivamente.

A campanha para dar fim às fraudes começou em Fortaleza, no mês de agosto, promovendo fiscalizações intensificadas em residências que tiveram as ligações de água cortadas ou suprimidas. As vistorias já aconteceram nos bairros Fátima, Damas e Messejana. Ao todo, conforme a Cagece, foram registrados 88 termos de ocorrência de fraudes nos imóveis monitorados.

Fora da Capital, a mobilização da Cagece não incluirá mais fiscalizações, apenas o trabalho de conscientização junto aos moradores. Aqueles que estiverem em situação ilegal terão a chance de se regularizar voluntariamente nas lojas da empresa e obter benefícios como descontos e parcelamento das dívidas, assim como a redução das multas pelas infrações cometidas.

Desperdício

São consideradas fraudes prática como ligações clandestinas à rede de abastecimento, desvios de água antes do hidrômetro, alterações no hidrômetro, violações de ligações cortadas, violações do lacre do medidos, dentre outras. Elas são consideradas crime de furto e podem resultar em multa e pena de reclusão.

A realização da campanha faz parte do Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza, que também prevê a implantação da nova meta da tarifa de contingência a partir deste mês. Com a mudança, a economia exigida da população passará de 10% para 20% do consumo médio de água no imóvel, calculado a partir do consumo registrado entre os meses de outubro de 2014 a setembro de 2015. A medida começará a valer no dia 18 em Fortaleza e no dia 19 em 17 municípios da Região Metropolitana.

Cobrança

A tarifa de contingência será aplicada aos clientes que gastarem mais água que o estipulado. Para estes, será cobrada uma taxa adicional de 120% sobre o volume ultrapassado.

Ficarão isentos da medida as residências com consumo igual ou menos a 10m³, imóveis da categoria Comercial Popular com consumo de até 7m³ e imóveis das categorias Indústria e Pública com até 15m³. Também devem ficar de fora da cobrança hospitais, casas de saúde, delegacias, presídios, casas de detenção e outros estabelecimentos públicos.

Mais informações

Para detalhes sobre a campanha de combate a fraudes e a tarifa de contingência, acesse www.Cagece.Com.Br

fonte:http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/cagece-intensifica-acoes-para-economia-de-agua-1.1609677

Previous post Capacitação Comissão Gestora Sistema Fogareiro-Quixeramobim
Next post Capacitação da Comissão Gestora do Sistema Hídrico Cedro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *