A Câmara Técnica do Plano de Recursos Hídricos da região do Rio Banabuiú se reuniu nesta segunda-feira (10), de forma virtual, para analisar e contribuir com o Plano de Programas e Ações. O documento tem o horizonte temporal de 30 anos e materializa a 3ª fase de atualização do Plano de Recursos Hídricos que foi iniciado em junho de 2022.
Os membros destacaram ações como a ampliação das redes de abastecimento e a substituição das tubulações de amianto existentes por tubulações PVC, em todos os municípios da bacia.
Além disso, sugeriram incluir a informação que já está em andamento um projeto da Funceme, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), para instalação de estações Surface Renewal, que buscam melhorar a eficiência da agricultura irrigada com a identificação de coeficientes de cultura de interesse econômico nas 5 bacias do Rio Jaguaribe. Uma vez finalizado o ciclo de aquisição de dados em uma área, a estação é desinstalada e instalada em um novo local. Atualmente, a Bacia do Banabuiú ainda não consta com uma estação desse tipo.
O processo participativo foi impresso em todas as etapas da construção desse Plano e enfatizou os problemas na percepção dos atores sociais da RH do Banabuiú.
A participação está respaldada na Política Estadual de Recursos Hídricos (Lei nº 14.844 de 2010), que a inclui como uma das premissas fundamentais no gerenciamento das águas juntamente com a descentralização e a integração.