Durante os dias 23 e 24 de outubro, o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú, representado pelo Sr. Arnaldo Cavalcante, Secretário Adjunto do Comitê, participa da 5ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH). O encontro reúne representantes de 15 estados brasileiros e dos 12 Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará, para discutir temas voltados à gestão participativa e integrada das águas.

O encontro foi marcado por uma petição cearense: a partir de uma carta de intenção acatada pela plenária, o Ceará foi escolhido, por unanimidade, para sediar o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) 2026, o maior evento do país voltado à governança das águas.

Acolhida pelo coordenador-geral do FNCBH, Maurício Marques comenta a relevância da decisão:

“O Ceará é um estado que é exemplo de gestão de água no país, então nada mais justo que os cearenses recebam o Encontro Nacional dos Comitês de Bacias em 2026, que certamente deverá ser um dos melhores já realizados”, aponta.

Para Aridiano Oliveira, coordenador adjunto do FNCBH e presidente do Comitê do Baixo, trazer o ENCOB para Fortaleza é uma honra resultado dos esforços coletivos do Sistema de Recursos Hídricos dos últimos anos.

“Trazer todo o Brasil para ver a potencialidade do Ceará é de grande importância para nós dos Comitês do Estado. Teremos um grande apoio da Cogerh e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico graças à disponibilidade e ajuda do secretário Fernando Santana”, disse Aridiano.

Durante o fórum, a SRH também apresentou aos colegiados o modelo de gestão participativa e de cobrança pelo uso da água adotado no Ceará, reconhecido nacionalmente pela eficiência e pela forte articulação com os comitês de bacias estaduais.

Carlos Campelo, coordenador de Gestão dos Recursos Hídricos da SRH, explicou a estrutura do Sistema de Recursos Hídricos Cearense.

Rejane Viana, gerente de relacionamento com o usuário da Cogerh, apresentou o modelo de cobrança dos recursos hídricos do estado.

O evento também promoveu a troca de experiências exitosas entre os representantes de diferentes regiões do Brasil, reforçando o papel dos comitês como instrumentos fundamentais na gestão das águas, conforme aponta o secretário dos recursos hídricos, Fernando Santana:

“O reconhecimento nacional do trabalho feito pela SRH demonstra a maturidade da nossa gestão participativa junto aos Comitês de Bacias e o compromisso do Estado com a segurança hídrica e a governança das águas”, destaca.

A realização do ENCOB 2026 no Ceará reforça o protagonismo do estado na gestão das águas. As discussões do Fórum Nacional seguem até esta sexta-feira (24), em Fortaleza.

Sobre o FNCBH

O Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas é a instância colegiada formada pelo conjunto dos Comitês de Bacias Hidrográficas legalmente instituídos no âmbito do Sistema Nacional e dos Sistemas Estaduais de Recursos Hídricos existentes no território brasileiro, atualmente em número de 233.

Sua missão é a articulação dos Comitês de Bacias Hidrográficas em nível nacional, visando o fortalecimento dos mesmos como parte integrante do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos de forma descentralizada, integrada e participativa.

O colegiado também conta com a participação cearense na composição de sua coordenação, tendo Aridiano Belk, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe, no cargo de Coordenador Adjunto II.

Previous post 87ª Reunião Ordinária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *