Nelson Martins diz que previsões sobre inverno não são boas e que o Ceará se prepara para o pior cenário.

Com os eventos naturais cada vez mais extremos, as secas serão mais severas.

“Uma seca como essa aconteceu no Nordeste há 60 anos e, mesmo assim, estamos conseguindo sobreviver, com dificuldades”, admitiu o ministro na Integração Nacional, Francisco Teixeira, durante a 100ª Reunião do Comitê Integrado de Combate à Estiagem, realizada na manhã de ontem no auditório do Corpo de Bombeiros. Sobre a estiagem que afeta a região Sudeste, Teixeira se disse preocupado. “Se as chuvas não forem capazes de recarregar o sistema de abastecimento do Sudeste, poderemos ter a maior tragédia de água no Brasil na região”.

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, que preside o Comitê, revela que está cético em relação ao período de chuvas para 2015. “Somente em dezembro, teremos uma posição mais concreta sobre o assunto, mas as previsões, infelizmente, não são boas. Estamos nos preparando para enfrentar o pior cenário”.

Apesar do quadro que se desenha, o ministro Francisco Teixeira garante que a situação é bem mais confortável do que em épocas passadas. “Todos nós nos lembramos da época em que o sertanejo faminto invadia e saqueava o comércio das cidades. Apesar de três anos de estiagem e praticamente entrando no quarto, isso não acontece hoje em dia graças a essa integração entre os governos federal e estaduais que permite a convivência com a seca”.

O titular do Ministério da Integração Nacional ressalta que o governo vem atuando em três frentes para minimizar os problemas ocasionados pela estiagem: em ações emergenciais, como a utilização dos carros-pipas; no atendimento à população, através de vários programas sociais, e com obras estruturantes, sendo a maior delas a transposição do Rio São Francisco.

“A transposição está caminhando. Temos 67,5% dos eixos norte e leste concluídos. A previsão é de que até o fim de dezembro cheguemos a 70% . O objetivo é finalizar até o fim de 2015. Emergencialmente, estamos atendendo à população rural com 6.500 carros-pipa”. Questionado em relação à qualidade da água que está sendo ofertada por esse serviço, Teixeira explicou que, “com a seca mais severa a cada ano, os pequenos e médios reservatórios vão ficando sem água. Quanto menos água, mais baixa a qualidade dela”.

Apesar disso, Teixeira garantiu que a operação dos carros-pipas busca prioritariamente água nos grandes reservatórios e realiza a aplicação de cloro ou faz outro tipo de tratamento”. Teixeira contou ainda que, no âmbito das discussões que acontecerão ainda essa semana, está a possibilidade de se implantar estações de tratamento portáteis nos carros-pipa.

O ministro Francisco Teixeira frisou que o Nordeste já tem experiência em lidar com a seca, por isso hoje não sofre tanto. “O Sudeste e o Sul não têm essa cultura e, em apenas um ano de inverno irregular, foram pegos de surpresa com a atual escassez hídrica. É preciso saber conviver com ela, pois as mudanças climáticas já estão tornando os eventos mais extremos. Com a subida da temperatura, as secas se tornarão mais severas. O mesmo acontecerá com as chuvas. Temos que estar preparados para esse período a fim de armazenarmos o máximo de água”.

Emergência

De acordo com a Defesa Civil do Estado, já são 176 municípios cearenses que estão em situação de emergência por seca decretada pelo governo estadual e reconhecida pelo governo Federal.

Ainda não decretaram emergência os municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte, Horizonte, Guaramiranga, Fortaleza, Maracanaú, Eusébio e Itaitinga.

O agravamento dos efeitos da seca poderá representar na manutenção ou até expansão nas portarias e decretos de situação de emergência. Por enquanto, os reconhecimentos permanecem estáveis.

Em termos de reservas por bacias hidrográficas, a média do Ceará é de 32,30%. A mais baixa é a dos Sertões de Crateús, com apenas 0,98%.

Mais informações
Comitê Integrado de Combate à Estiagem Corpos de Bombeiros
Rua Oto de Alencar, 215 Centro
Fortaleza-Ce / (85) 3101.2219

 

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Previous post Convite da 44° Reunião Ordinária do CSBH-Rio Banabuiú
Next post 44º Reunião Ordinária do CSBH-RB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *