A chuva que banhou o Interior do Estado entre a terça (9) e a quarta-feira (10) continuou em algumas cidades nas últimas 24 horas, aumentando a esperança dos cearenses que enfrentam o quinto ano seguido de seca. Até às 7h da manhã, 77 municípios registraram precipitações, com destaque para as regiões do Sertão Central, Centro-Sul e Cariri. As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

> Chuvas voltam a banhar intensamente o Estado

Ipaumirim foi a cidade onde mais choveu (109 mm), seguido por Quixeramobim (83 mm), Baixio (79 mm) e Salitre (75 mm). Completam a lista de cidades com maiores registros de chuva Lavras da Mangabeira (74 mm), Aurora (70 mm), Tamboril (66 mm), Missão Velha (64,5 mm) e Barbalha (61,5 mm).

A chuva das últimas 24 horas é ainda consequência da aproximação da borda oeste do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que, segundo a Funceme, estava estacionado próximo ao Rio Grande do Norte e à Paraíba e deve causar precipitações até hoje.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o principal sistema causador de precipitações no Semiárido nordestino na quadra chuvosa (fevereiro a maio), ainda está afastada da costa cearense. Até agora, a aproximação de uma borda da ZCIT está provocando chuvas no Pará e no Maranhão. A expectativa é de que o fenômeno comum nesta época possa provocar chuvas no Estado na segunda quinzena deste mês.

fonte:http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/online/chuvas-atingem-sertao-central-centro-sul-e-cariri-1.1507970

Previous post Sistema Hídrico Pedras Brancas
Next post Chuva banha o Ceará pelo terceiro dia seguido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *