A Cogerh, por meio da Gerência Regional da sub-bacia do Banabuiú, finalizou nesta terça-feira (25) as reuniões de alocação negociada dos sistemas hídricos da região. O último reservatório com operação definida foi o Açude Pirabibu, em Quixeramobim.
O processo deu início na 23° Reunião Extraordinária do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú,em 14 de junho, com aprovação dos parâmetros (mínimo e máximo) para Alocação dos seis sistemas hídricos que apresentavam condições hídricas favoráveis para alocação.

A exceção foi o Açude Poço do Barro, alocado pelo próprio colegiado, tendo em vista conflitos na região, com a vazão média de 200 l/s.
Para as reuniões de alocação, foi realizada ampla mobilização, sensibilizando membros do Comitê, Comissões Gestoras, Sociedade Civil Organizada, Usuários de Água, dentre outros, destacando a importância do processo de gestão participativa e compartilhada na gestão dos recursos hídricos.
Foram realizadas as seguintes reuniões com as respectivas vazões médias para o período de 01 de julho/2023 á 31 de janeiro/2024:
Sistema Hídrico Cipoada; vazão média de 100 l/s;

Sistema hídrico Pedras Brancas: vazão de 280 l/s;

Sistema hídrico São José II: vazão de 95 l/s;

Sistema hídrico Patu: vazão de 200 l/s;

Sistema Fogareiro – Quixeramobim: vazão de 180 l/s;

Sistema hídrico Pirabibu: vazão de 120 l/s.
