Durante o evento foi informado que as Estações de Bombeamento do Banabuiú e Canal do Trabalhador estão operacionais e prontas para captar água proveniente das chuvas

Para acompanhamento da operação dos açudes Castanhão, Orós e Banabuiú, no primeiro semestre de 2016, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), em parceria com a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), realizou no dia 9 de março, a I Reunião com a Comissão de Acompanhamento da Operação dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú do ano de 2016, no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE) Campus Limoeiro do Norte.

Na ocasião a equipe técnica das regionais de Banabuiú, Iguatú e Limoeiro do Norte, apresentaram o resultado da operação dos açudes Banabuiú, Orós e Castanhão, respectivamente no período entre 3 de fevereiro e 9 de março, destacando que a vazão média operada nos reservatórios encontram-se dentro dos parâmetros aprovados pelos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH).

Uma comissão formada por lideranças de comunidades e distritos dos municípios de Aracati, Palhano, Itaiçaba, Fortim e Beberibe, que captam água do Canal do Trabalhador solicitou do Governo do Estado ações imediatas para solucionar o problema de abastecimento dessas comunidades. Devido ao baixo volume do açude Castanhão, ficou definido que o rio Jaguaribe só será perenizado até a passagem de Sucurujuba, no município de Quixeré, onde localiza-se a captação da cidade de Russas e do distrito de Lagoinha, em Quixeré.

A diretora de Operações da COGERH, Débora Rios, enfatizou que o Governo do Estado está empenhado em resolver a situação do abastecimento dessas comunidades, sendo que o posicionamento do governador e do secretário de recursos hídricos, é que nenhuma comunidade ao longo do Canal do Trabalhador ficará desabastecida. Acrescentou que as Estações de Bombeamento do Banabuiú e do Canal do Trabalhador, estão operacionais e prontas para captar qualquer água proveniente das chuvas que venha a escorrer nos rios Jaguaribe e Banabuiú.

Para o diretor de Planejamento da Companhia, Ubirajara Patrício, a situação dos abastecimentos das cidades e maiores distritos, são monitorados semanalmente. Também ressaltou que o Governo do Estado está agindo prioritariamente nos casos de maior urgência e que as comunidades ao longo do rio que não mais será perenizado, bem como ao longo do Canal do Trabalhador terão seus sistemas abastecidos por poços profundos, a serem instalados pela Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA).

Nas discussões a plenária destacou a urgência em conclusão da transposição do rio São Francisco, bem como cobrou dos órgãos de Governo a intensificação das ações de redução de consumo na Região Metropolitana de Fortaleza. Destacando ainda o grande impacto sobre o setor produtivo do Vale do Jaguaribe.

A Reunião contou com a participação de 87 instituições, entre membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú, usuários, Sociedade Civil Organizada e Poderes Públicos Municipal, Estadual e Federal. Também representaram a COGERH os técnicos das Gerências Regionais de Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Iguatu, Crato e Fortaleza.

Previous post Volta a chover forte no Interior do Ceará
Next post Chuvas voltam a banhar intensamente o Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *