Captura de Tela (49)

Na manhã desta quinta-feira, 10, a COGERH se reuniu de forma remota na Plataforma Microsoft Teams com os membros da Comissão Gestora do Sistema Hídrico Fogareiro-Quixeramobim, para apresentar os dados da Operação Emergencial de transferência hídrica do Açude Fogareiro para o Quixeramobim.

Iniciada no dia 22 de março 2021 e com término no dia 31 de maio 2021, a Operação Emergencial teve como prioridade dar continuidade ao abastecimento humano do município de Quixeramobim, vale salientar que atualmente o município conta com instrumentos da saúde para atendimento de mais de dez municípios localizados no Sertão Central cearense, como é o caso do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), do Hospital Regional Dr. Pontes Neto e a UPA 24h, e devido a segunda onda da Covid-19 o município não poderia flertar com a escassez de água.

Além da desobstrução e retificação da calha do Rio Quixeramobim, a Operação contou com 34 campanhas de medição de nível e vazão, distribuídas pelas 7 seções de controle, ao longo dos quase 22km que separam os dois reservatórios.

Resultados da operação

Durante os 70 dias de operação, o volume total liberado foi de 8.309.317 m³, levando em consideração a variação do volume, o consumo do SAAE na distribuição para a sede do município e a perda por evaporação, o Açude Quixeramobim teve um aporte de 5.681.773 m³, apresentando uma eficiência global de 68,28%, ficando acima dos 60% que eram esperados.

O Açude Fogareiro teve um rebaixamento de – 2,23 m em sua cota e de – 6.485.055 m³ em seu volume. A diferença do valor entre o volume liberado e rebaixado, se dá através de a Operação ter sido realizada durante a quadra invernosa, os dados revelam que o Açude Fogareiro teve aporte durante os dias da operação, além de a quadra invernosa promover uma evaporação menor.

Em um comparativo entre o simulado e realizado do Açude Fogareiro, esparava-se que o açude chegasse ao fim da operação com 4,52 hm² de água, porém a operação apresentou um saldo positivo de 2.475.52 m², chegando ao fim da operação com 6,99 hm². Já para o Açude Quixeramobim esperava-se que o açude chegasse ao fim da operação com 4,25 hm², o açude apresentou um saldo positivo de 1.045.020 m³, chegando então a um acúmulo de 5,29 hm².

Cenário de Demandas

Para garantir o abastecimento humano das localidades, além dos múltiplos usos, o Açude Fogareiro continuará operando com uma vazão média de 6 (l/s) até 31 de janeiro de 2022, chegando nesta data com um acúmulo de 3,75 hm², equivalente a 3,20% de sua capacidade total.

Para atender as demandas do município de Quixeramobim, o Açude Quixeramobim continuará operando com uma vazão média de 120 (l/s) até 31 de janeiro de 2022, chegando nesta data com um acúmulo de 400.000 m³, equivalente a 5,10% de sua capacidade total.

Previous post Comitê do Banabuiú define Alocação Negociada de Água dos reservatórios São José II e Poço do Barro.
Next post Nota de Pesar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *