WhatsApp Image 2021-03-30 at 14.53.23

Na tarde desta terça-feira, 30, foi realizada de forma remota na Plataforma Microsoft Teams a 3ª Reunião da Comissão Gestora do Sistema Hídrico Patu, durante a reunião foram discutidas as situações atuais dos Açudes Banabuiú, Patu e Jatobá, no que diz respeito aos seus acúmulos e mudanças desde o início do ano.

Isabel Giovanna, Analista de Gestão dos Recursos Hídricos da Gerência Regional de Quixeramobim, apresentou a situação atual dos açudes, em específico do Açude Jatobá e Patu, em sua apresentação relatou o avanço de aporte dos açudes citados, no qual o Açude Jatobá entre todos os açudes monitorados da Sub-Bacia do Banabuiú foi único que teve um avanço positivo desde o dia primeiro de janeiro de 2021.

Ainda em sua apresentação, Isabel explanou sobre o monitoramento qualitativo feito pela COGERH, os estudos são realizados durante três dias de cada semana do ano, a coleta é feita no açude e levada aos laboratórios para análise, assim iniciando o processo de detecção de elementos que definem os parâmetros de qualidade, podendo então definir até a adequabilidade de água de cada açude, ou seja, indicar se o acúmulo do reservatório é para uso humano ou irrigação, por exemplo. Vale ressaltar que não se trata de um valor absoluto, porém é um valor muito aproximado. Em relação ao estado trófico, entre os anos de 2009 e 2020, o Açude Patu em quase metade desse período esteve com sua água em estado hipereutrófico, sendo a qualidade mais baixa da tabela IET (Índice de Estado Trófico), parâmetros definidos que definem a presença de substâncias que diminuem a qualidade da água, como o elemento Fósforo.

Já no fim da reunião, Alexandre Martins, membro da CG Patu, ressaltou a importância de conscientização da população para o uso consciente dos recursos hídricos, visto que até o início do ano o Município de Milhã estava sofrendo com o abastecimento de água, já que seu principal reservatório, o Açude Jatobá, estava totalmente seco. Após três meses, o cenário mudou totalmente e o Açude Jatobá voltou a verter após dez anos.

É de suma importância ressaltar que durante os primeiros meses de 2021, foi realizada uma operação emergencial do Açude Patu para atender a demanda de abastecimento humano do município de Milhã e da Comunidade Jenipapeiro, localizada no município de Senador Pompeu, devido ao aporte do Açude Jatobá, o município de Milhã e a Comunidade Jenipapeiro, serão abastecidos por ele. No fim de março, na 69ª Reunião Ordinária do Comitê do Banabuiú foi aprovada uma operação emergencial para atender as demandas citadas, porém não será necessário, visto que o Açude Jatobá encontra-se vertendo e com condições de atender o Município e a Comunidade.

Previous post Com maior de tendência de chuvas isoladas, Ibiapaba e Cariri deverão concentrar principais chuvas até quarta
Next post Março termina com chuvas dentro da média e cenário hídrico segue em alerta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *