Na manhã desta sexta-feira, 16, a Comissão Gestora Fogareiro-Quixeramobim se reuniu de forma remota na Plataforma Microsoft Teams, para discutir sobre a situação atual da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú e sobre os detalhes da Operação Emergencial de Transferência Hídrica do Açude Fogareiro para o Açude Quixeramobim, que está sendo realizada agora no primeiro semestre do ano.
O Coordenador do Núcleo Técnico da Gerência de Quixeramobim, Luís César Pimentel, apresentou de forma detalhada a situação do Sistema Fogareiro – Quixeramobim, como o volume liberado do açude Fogareiro, a variação de cota e volume dos respectivos açudes, os resultados do monitoramento de nível e vazão do rio Quixeramobim no trecho da transferência, bem como os trabalhos de retificação da calha do rio Quixeramobim que foram executados para o aumento da eficiência da transferência hídrica.
O Açude Fogareiro no início da operação (22/03/2021) apresentava um volume armazenado de 13.470.000 m³, o que corresponde a 11,42% de sua capacidade total, com base na simulação de esvaziamento a previsão para o dia 15 de abril, era de chegar com um volume acumulado de 10.978.048 m³, no comparativo realizado x simulado a operação apresentou um saldo positivo de 22 cm a cima da cota simulada, equivalente a um volume de 674.436 m³, uma vez que o volume registrado no dia 15 de abril foi de 11.622.324 m³, equivalente a 9,85% de sua capacidade.
O Açude Quixeramobim, por sua vez, no início da operação (22/03/2021), apresentava um volume de 720.000 m³, equivalente a 9,23% de sua capacidade total, transcorridos 24 dias de operação a variação de cota e volume registrada pelo açude Quixeramobim foi de 82 cm o que corresponde a um volume de 728.529 m³, atualmente o açude Quixeramobim apresenta um volume acumulado de 1.450.000 m³, equivalente a 18,48%.
Vale ressaltar, que a operação ainda está em andamento, em 25 dias foram liberados 2.991.906 m³, a água percorre 21,73 km de leito perenizado até chegar ao Açude Quixeramobim, ao longo do percurso existem 6 seções de monitoramento para avaliar a dinâmica da operação, já foram realizadas 17 campanhas de medição de vazão no Rio Quixeramobim.
Em dados coletados na manhã de hoje, a eficiência entre o volume que sai do Açude Fogareiro e chega ao Açude Quixeramobim, está em 82%.
A transferência garante o abastecimento da população do município de Quixeramobim, como também o funcionamento de atividades essenciais como do Hospital Regional do Sertão Central, da Unidade de Pronto Atendimento e do Hospital Regional Dr. Pontes Neto.
É de suma importância ressaltar a política de Gestão Participativa, que a Sociedade é representada pelo Comitê do Banabuiú, órgão consultivo e deliberativo na gestão das águas, formado por 50 instituições/membros, distribuídos em Poder Público Municipal, Estadual e Federal, Usuários de Água e Sociedade Civil, que reúnem-se para discutir e aprovar o atendimento das demandas hídricas.