Nesta terça-feira (23), foi realizada a Reunião de Alocação das Águas do Sistema Hídrico Patu para o segundo semestre de 2026, na Escola Estadual de Educação Profissional Professor José Augusto Torres, em Senador Pompeu. O encontro reuniu membros da Comissão Gestora do Açude Patu, usuários de água, representantes de instituições parceiras e da sociedade civil, para discutir a situação hídrica do reservatório e definir os parâmetros de operação para os próximos meses.

Durante a reunião, a regional da Cogerh da bacia do Banabuiú apresentou o balanço da quadra chuvosa de 2026 e a situação hídrica da região, que atualmente acumula 864,4 milhões de metros cúbicos de água, correspondendo a 32,33% de sua capacidade total de armazenamento.

Na sequência, foram apresentados os dados atualizados do Açude Patu, destacando o expressivo aporte registrado ao longo da quadra chuvosa. O reservatório iniciou o ano de 2026 com 25,32 milhões de m³, equivalente a 38,90% de sua capacidade total.

Em 22 de junho, o açude alcançou o volume de 59,19 milhões de m³, correspondente a 90,92% da capacidade, registrando um aporte de cerca de 33,87 milhões de m³ durante o período chuvoso.

Também foram apresentados os cenários de demanda para atendimento ao abastecimento humano, aos sistemas de abastecimento rural e aos múltiplos usos da água, bem como as simulações de operação para o segundo semestre de 2026. As projeções indicaram condições favoráveis para a manutenção da segurança hídrica do sistema ao longo do período de alocação.

Em consenso entre os presentes na reunião, foi aprovada a alocação negociada de água com vazão média de 340 L/s para o segundo semestre de 2026, distribuída da seguinte forma:

45 L/s para o sistema de abastecimento da CAGECE de Senador Pompeu
15 L/s para os usos na bacia hidráulica do reservatório
280 L/s para a perenização do Rio Banabuiú

Os parâmetros aprovados orientarão a operação do Sistema Hídrico Patu, buscando garantir o atendimento das demandas prioritárias e a sustentabilidade dos recursos hídricos da região.

O encontro contou com a presença de Jucivan da Silva, vice-presidente do comitê, e de Alexandre Martins, secretário do comitê, reforçando a importância da gestão participativa das águas, na qual usuários, instituições e poder público contribuem conjuntamente para a definição dos parâmetros de operação do reservatório.

Nesse contexto, a Reunião de Alocação das Águas se constitui como um importante instrumento da política de recursos hídricos do Ceará, promovendo transparência, diálogo e decisões compartilhadas voltadas ao uso sustentável da água na Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú.

Previous post Comitê do Rio Banabuiú participa da 3ª Reunião Ordinária do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas em Itapipoca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *